No Oriente Médio, existem evidências de cultivo de cereais, tais como trigo e cevada, há cerca de 8 mil anos a.C. A agropecuária não substituiu a caça e a pesca. Na verdade, ambas coexistiram.
Fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História. Sociedade & Cidadania. 2 Ed., Vol. 1. São Paulo: FTD, 2016, p. 35.
A agricultura teve grande impacto na vida social dos primeiros agrupamentos humanos, trazendo mudanças consideráveis.
Qual das opções abaixo identifica os resultados do plantio humano?
Com a prática da agricultura, os grupos humanos passaram a necessitar de recipientes para armazenar sobras e cozinhar grãos, surgindo, assim, vasos, jarros e panelas de barro.
Após o surgimento da agricultura, o número de pessoas executando trabalhos extenuantes aumentou, resultando em grande desgaste físico e emocional, diminuindo o agrupamento.
Ao coletarem grandes quantidades de grãos, foi desafiador se alimentar, até que, após a agricultura, os humanos descobriram o fogo e, finalmente, aprenderam a cozinhar e assar.
Quando surgiu a agricultura, os seres humanos já estavam sedentarizados por séculos, como consequência, puderam plantar, caçar e pescar, para alimentar seus familiares e vizinhos.
No momento em que os primeiros humanos dominaram a agricultura, passaram a dominar o uso de ossos, madeira e pedras para fabricação de ferramentas, pois sem elas, não plantariam.