No mecanismo respiratório, os animais podem efetuar de diferentes maneiras as trocas gasosas com o meio ambiente onde vivem. Dadas as afirmativas sobre essas diferentes formas de trocas gasosas,
I. A respiração traqueal dos mamíferos ocorre por meio de traqueias, que são estruturas constituídas por um conjunto de tubos ramificados e capazes de transportar gases do seu orifício externo em contato com o meio até o interior dos tecidos nos quais as trocas gasosas são efetuadas.
II. A respiração tegumentar ou cutânea é aquela em que as trocas gasosas entre o animal e o meio se estabelecem por meio da superfície corpórea do animal.
III. Brânquias são órgãos constituídos por um conjunto de delicados filamentos revestidos por epitélio e que contêm em seu interior uma rede de capilares sanguíneos.
IV. A respiração pulmonar acontece por meio de um conjunto de órgãos que se estendem da cavidade nasal, passando pela faringe, laringe, traqueia e pulmões. As trocas gasosas acontecem em todos os níveis do trato respiratório, mas principalmente nos pulmões.
verifica-se que estão corretas apenas
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.