No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma série de intervenções de modernização e saneamento em sua infraestrutura urbana. Muitas foram as consequências das ações governamentais, entre as quais a expulsão da população de suas casas no episódio conhecido como “desmonte do Morro do Castelo”, que deu lugar à Avenida Central.
Uma comparação entre a fotografia e a charge revela que há
um contraste entre a desocupação do morro e a reforma destinada à elite econômica, que pode ser observado pela expressividade do desenho e pela precisão na captação da imagem da nova avenida.
uma semelhança entre a expulsão da população do morro e a ocupação da nova avenida carioca, que pode ser notada pela imprecisão do desenho e pela beleza do lugar registrado na imagem.
uma diferença entre a retirada da população de baixa renda da área central e a criação da nova avenida, que pode ser constatada pelo uso da mesma linguagem visual nas duas imagens.
uma disparidade entre o exílio da população da área central e a instalação da nova avenida, que pode ser vista pela semelhança da técnica de representação entre o desenho e o registro da imagem.