FUVEST 2021

No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na forma de poesia:


Químico apaixonado


1 Sua presença é “ C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(g) ” de sentimento
2 Explosão de “ C6H12O6(ag) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l) + ATP”

3 É de pensamento

4 Sinergia
5 Sua ausência, meu desalento
6 “4Fe(s) + 3O2(g) → 2Fe2O3(s) ” o meu ser

7 Um modelo incompleto,

8 Impede-me de viver
9 Morte em pleno deserto.

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Ciência em prosa e verso - Acepipes paraquem ousa gostar (ou ensinar), 2018 (adaptado), apud Lopes, M.J.M. Dissertação de Mestrado, 2019. Disponível em http://www.repositorio.ufal.br/.

Sobre os conceitos mencionados, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à liberação de energia, pois corresponde à reação de fotossíntese com consumo de gás carbônico.

Il. A equação química apresentada na linha 6 representa uma reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado, sendo associada a corrosão.

lIl. O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao proposto por Thomson, que identificava a presença de partículas com carga negativa dentro de uma esfera.

Está correto o que se afirma no(s) item(ns):

a

I, apenas.
 

b

Il, apenas.

c

l e III, apenas

d

Il e Ill, apenas.

e

I, II e lIl.

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Resposta
B
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão:

A questão apresenta um fragmento de poema que utiliza conceitos químicos para expressar sentimentos. Precisamos analisar três afirmações sobre esses conceitos.

1. Análise do Poema e Referências Químicas:

  • Linha 1: \( C_2H_5OH(l) + 3O_2(g) \rightarrow 2CO_2(g) + 3H_2O(g) \) representa a combustão completa do etanol. É uma reação exotérmica, que libera energia (calor e luz), usada metaforicamente para descrever a intensidade de um sentimento.
  • Linha 2: \( C_6H_{12}O_6(aq) + 6O_2(g) \rightarrow 6CO_2(g) + 6H_2O(l) + ATP \) representa a respiração celular aeróbica, onde a glicose é oxidada para liberar energia na forma de ATP. Usada para simbolizar uma "explosão" de energia ou vitalidade.
  • Linha 3: A imagem ilustra as estruturas de ressonância da molécula de ozônio (O₃). Ressonância descreve a deslocalização de elétrons em certas moléculas, onde a estrutura real é um híbrido das estruturas de ressonância. Pode simbolizar oscilação ou instabilidade de pensamento.
  • Linha 6: \( 4Fe(s) + 3O_2(g) \rightarrow 2Fe_2O_3(s) \) representa a oxidação do ferro, formando óxido de ferro III (ferrugem). É um processo de corrosão, associado à deterioração ou "desalento".
  • Linha 7: A imagem mostra um elétron espiralando em direção a um núcleo positivo. Isso ilustra uma falha do modelo atômico de Rutherford (modelo planetário), que, segundo a física clássica, previa que o elétron perderia energia ao orbitar e colapsaria no núcleo. Representa um "modelo incompleto" ou instável.

2. Avaliação das Afirmações:

  • Afirmação I: "A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à liberação de energia, pois corresponde à reação de fotossíntese com consumo de gás carbônico."
    • A reação na linha 2 (\( C_6H_{12}O_6 + 6O_2 \rightarrow 6CO_2 + 6H_2O + ATP \)) é a respiração celular, que de fato libera energia (ATP).
    • No entanto, a afirmação diz que corresponde à fotossíntese. Isso está incorreto. A fotossíntese é o processo inverso (\( 6CO_2 + 6H_2O \xrightarrow{luz} C_6H_{12}O_6 + 6O_2 \)), que consome energia luminosa e CO₂ para produzir glicose e O₂.
    • A respiração celular consome O₂ e glicose, e libera CO₂ e energia.
    • Portanto, a afirmação I está incorreta devido à identificação errada do processo como fotossíntese e à descrição incorreta dos reagentes/produtos em relação à fotossíntese.
  • Afirmação II: "A equação química apresentada na linha 6 representa uma reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado, sendo associada a corrosão."
    • A reação na linha 6 é \( 4Fe(s) + 3O_2(g) \rightarrow 2Fe_2O_3(s) \).
    • Vamos verificar os números de oxidação (Nox):
      • Fe(s): Nox = 0 (substância simples)
      • O₂(g): Nox = 0 (substância simples)
      • Em Fe₂O₃: O tem Nox = -2 (regra geral para óxidos). Como a molécula é neutra, 2 * Nox(Fe) + 3 * (-2) = 0, então 2 * Nox(Fe) = +6, e Nox(Fe) = +3.
    • O Nox do Ferro muda de 0 para +3 (oxidação), e o Nox do Oxigênio muda de 0 para -2 (redução). Como há variação de Nox, é uma reação de oxirredução.
    • A formação de Fe₂O₃ (óxido de ferro III) é o processo de enferrujamento do ferro, que é um exemplo clássico de corrosão.
    • Portanto, a afirmação II está correta.
  • Afirmação III: "O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao proposto por Thomson, que identificava a presença de partículas com carga negativa dentro de uma esfera."
    • A imagem na linha 7 ilustra o problema da instabilidade do átomo de Rutherford segundo a física clássica (elétron espiralando para o núcleo).
    • O modelo de Thomson (pudim de passas) descrevia o átomo como uma esfera de carga positiva com elétrons (carga negativa) incrustados nela. Não previa um núcleo nem órbitas eletrônicas.
    • O problema da instabilidade (elétron espiralando) é uma crítica ao modelo de Rutherford (que propôs o núcleo e elétrons orbitando), não ao de Thomson.
    • Portanto, a afirmação III está incorreta.

3. Conclusão:

Apenas a afirmação II está correta.

Resposta Final: B

Dicas

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Identifique qual processo biológico a equação da linha 2 representa: produção de energia a partir de glicose ou produção de glicose a partir de luz?
Calcule os números de oxidação dos elementos antes e depois da reação na linha 6. Houve mudança?
Lembre-se das características principais dos modelos atômicos de Thomson e Rutherford. Qual deles envolvia elétrons orbitando um núcleo?

Erros Comuns

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Confundir a equação da respiração celular (linha 2) com a da fotossíntese.
Não saber calcular ou identificar a variação do número de oxidação na reação de formação da ferrugem (linha 6).
Associar a imagem do elétron espiralando (linha 7) ao modelo atômico de Thomson, em vez de reconhecê-la como uma falha apontada no modelo de Rutherford.
Interpretar erroneamente o significado da ressonância (linha 3), embora não seja diretamente testado nas afirmações.
Não reconhecer a formação de Fe₂O₃ como um processo de corrosão.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Reações Químicas e Estequiometria: Representação de transformações químicas por equações balanceadas, indicando reagentes, produtos e seus estados físicos.
  • Combustão: Reação exotérmica rápida com oxigênio, geralmente liberando calor e luz. A combustão completa de hidrocarbonetos produz CO₂ e H₂O.
  • Respiração Celular vs. Fotossíntese:
    • Respiração Celular: Processo bioquímico (\( C_6H_{12}O_6 + 6O_2 \rightarrow 6CO_2 + 6H_2O + ATP \)) que ocorre nos seres vivos para liberar energia (ATP) a partir da oxidação de moléculas orgânicas (como glicose), consumindo O₂ e liberando CO₂.
    • Fotossíntese: Processo realizado por plantas e outros organismos (\( 6CO_2 + 6H_2O \xrightarrow{luz} C_6H_{12}O_6 + 6O_2 \)) que utiliza energia luminosa para converter CO₂ e H₂O em glicose (armazenamento de energia) e O₂.
  • Reações de Oxirredução (Redox): Reações onde ocorrem mudanças nos números de oxidação (Nox) dos átomos. Envolvem transferência de elétrons. Oxidação é a perda de elétrons (aumento do Nox), Redução é o ganho de elétrons (diminuição do Nox).
  • Corrosão: Deterioração de um material (geralmente metal) por reação química ou eletroquímica com seu ambiente. A ferrugem (formação de óxidos de ferro) é um exemplo comum.
  • Modelos Atômicos:
    • Thomson: Modelo do "pudim de passas" (esfera positiva com elétrons incrustados).
    • Rutherford: Modelo planetário (núcleo pequeno, denso e positivo, com elétrons orbitando ao redor). Apresentava o problema da instabilidade segundo a física clássica.
    • Bohr: Modelo com órbitas quantizadas (níveis de energia) para os elétrons, resolvendo o problema da instabilidade de Rutherford.
  • Ressonância: Fenômeno em que a estrutura eletrônica de uma molécula ou íon não pode ser descrita por uma única estrutura de Lewis. A estrutura real é um híbrido de várias estruturas contribuintes (ressonantes), como no caso do ozônio (O₃).
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