No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na forma de poesia:
Químico apaixonado
1 Sua presença é “ C2H5OH(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3H2O(g) ” de sentimento
2 Explosão de “ C6H12O6(ag) + 6O2(g) → 6CO2(g) + 6H2O(l) + ATP”
3 É de pensamento
4 Sinergia
5 Sua ausência, meu desalento
6 “4Fe(s) + 3O2(g) → 2Fe2O3(s) ” o meu ser
7 Um modelo incompleto,
8 Impede-me de viver
9 Morte em pleno deserto.
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Ciência em prosa e verso - Acepipes paraquem ousa gostar (ou ensinar), 2018 (adaptado), apud Lopes, M.J.M. Dissertação de Mestrado, 2019. Disponível em http://www.repositorio.ufal.br/.
Sobre os conceitos mencionados, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à liberação de energia, pois corresponde à reação de fotossíntese com consumo de gás carbônico.
Il. A equação química apresentada na linha 6 representa uma reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado, sendo associada a corrosão.
lIl. O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao proposto por Thomson, que identificava a presença de partículas com carga negativa dentro de uma esfera.
Está correto o que se afirma no(s) item(ns):
I, apenas.
Il, apenas.
l e III, apenas
Il e Ill, apenas.
I, II e lIl.