ENEM 2018 segunda aplicação

No final de uma matéria sobre sorte e azar publicada em uma revista, o leitor tem a opção de realizar um teste no qual ele deve responder a dez perguntas sobre cinco temas, sendo cinco sobre sorte e cinco sobre azar. Para cada pergunta, o leitor marca apenas uma alternativa dentre as seis opções de respostas, sendo que a alternativa escolhida está associada a uma nota entre os valores 1, 3, 5, 7, 8 e 9.

Um leitor respondeu ao teste, obtendo as notas de sorte e de azar para as perguntas e representou-as no Quadro 1.

O resultado do teste x é calculado como sendo a diferença entre as médias aritméticas das notas de sorte e de azar, nessa ordem. A classificação desse resultado é dada de acordo com o Quadro 2.

De acordo com os dados apresentados, a classificação do resultado do teste desse leitor é

a

“Você é azarado”.

b

“Você é sortudo”.

c

“Você é muito azarado”.

d

“Você é muito sortudo”.

e

“Você está na média”.

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Resposta
E
Tempo médio
2 min

Resolução

Para resolver a questão, precisamos seguir os passos descritos no enunciado:

  1. Calcular a média aritmética das notas de sorte.
  2. Calcular a média aritmética das notas de azar.
  3. Calcular o resultado do teste \( x \), que é a diferença entre a média das notas de sorte e a média das notas de azar, nessa ordem.
  4. Classificar o resultado \( x \) usando o Quadro 2.

Passo 1: Calcular a média das notas de sorte

As notas de sorte, de acordo com o Quadro 1, são: 1, 3, 9, 7, 7.

A média aritmética é a soma dos valores dividida pela quantidade de valores. Temos 5 notas de sorte.

Soma das notas de sorte = \( 1 + 3 + 9 + 7 + 7 = 27 \)

Média das notas de sorte = \( \frac{27}{5} = 5,4 \)

Passo 2: Calcular a média das notas de azar

As notas de azar, de acordo com o Quadro 1, são: 8, 5, 5, 5, 9.

Temos 5 notas de azar.

Soma das notas de azar = \( 8 + 5 + 5 + 5 + 9 = 32 \)

Média das notas de azar = \( \frac{32}{5} = 6,4 \)

Passo 3: Calcular o resultado do teste \( x \)

O resultado \( x \) é a diferença entre a média das notas de sorte e a média das notas de azar:

\( x = \text{Média Sorte} - \text{Média Azar} \)

\( x = 5,4 - 6,4 \)

\( x = -1 \)

Passo 4: Classificar o resultado \( x \)

Agora, usamos o Quadro 2 para classificar o valor \( x = -1 \).

O Quadro 2 apresenta as seguintes faixas de classificação:

  • Você é muito azarado: \( x \le -4 \)
  • Você é azarado: \( -4 < x < -1 \)
  • Você está na média: \( -1 \le x \le 1 \)
  • Você é sortudo: \( 1 < x < 4 \)
  • Você é muito sortudo: \( x \ge 4 \)

Como \( x = -1 \), ele se encaixa na faixa \( -1 \le x \le 1 \).

Portanto, a classificação do resultado do teste desse leitor é "Você está na média".

Conclusão: A alternativa correta é a E.

Dicas

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Primeiro, calcule separadamente a média das notas de 'Sorte' e a média das notas de 'Azar' usando os dados do Quadro 1.
Lembre-se que a média aritmética é a soma dos valores dividida pela quantidade de valores.
O resultado \( x \) é a média de Sorte MENOS a média de Azar. Preste atenção na ordem.
Compare o valor de \( x \) obtido com as faixas de valores no Quadro 2 para encontrar a classificação correta.

Erros Comuns

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Erro no cálculo da média aritmética (somar errado ou dividir pelo número incorreto de termos).
Inverter a ordem da subtração ao calcular \( x \) (calcular Média Azar - Média Sorte). Isso resultaria em \( x = 1 \), que ainda levaria à mesma classificação, mas é um erro conceitual.
Erro na interpretação dos intervalos no Quadro 2, especialmente com os sinais \( \le \) e \( < \). Por exemplo, confundir a faixa \( -4 < x < -1 \) com \( -4 \le x \le -1 \), o que levaria a classificar \( x = -1 \) como "Você é azarado".
Erro de cálculo na subtração final (5,4 - 6,4).
Revisão

Média Aritmética Simples:

A média aritmética simples de um conjunto de \(n\) valores \(v_1, v_2, ..., v_n\) é calculada somando-se todos os valores e dividindo o resultado pelo número total de valores (\(n\)). A fórmula é:

\[ \text{Média} = \frac{v_1 + v_2 + ... + v_n}{n} \]

Interpretação de Tabelas e Intervalos:

É a habilidade de extrair informações de tabelas (como o Quadro 1 com as notas) e de usar regras definidas por intervalos (como o Quadro 2 com as classificações baseadas no valor \(x\)). É crucial entender os símbolos de desigualdade (\( \le \), \( < \), \( \ge \), \( > \)) para aplicar corretamente a classificação.

Habilidade

Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

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