ENEM 2017 libras

No diálogo entre mãe e filho, o uso do verbo fake pelo garoto indica que ele

a

fingiu em outro momento  estar doente para faltar à escola

b

detesta o vídeo proposto pelo professor.

c

encontra-se em boas condições de saúde.

d

fala a verdade sobre suas faltas escolares.

e

pediu à mãe para faltar à aula.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para interpretar o que o uso do verbo "fake" (fingir, falsificar) pelo garoto indica no contexto da tirinha.

Análise da Tirinha:

  1. Quadro 1: A mãe diz ao filho, que está na cama: "YOU, YOUNG MAN, ARE STAYING HOME TODAY." (Você, rapazinho, vai ficar em casa hoje.). Ela segura um termômetro, indicando que ele parece estar doente.
  2. Quadro 2: A mãe continua: "I'M CALLING THE SCHOOL RIGHT NOW." (Vou ligar para a escola agora mesmo.). O garoto parece um pouco apreensivo.
  3. Quadro 3: O garoto responde à mãe, que parece desconfiada: "I'M NOT FAKING IT, IF THAT'S WHAT YOU'RE THINKING." (Eu NÃO estou fingindo, se é isso que você está pensando.). A própria negação sugere que a mãe poderia ter motivos para pensar que ele estaria fingindo.
  4. Quadro 4: O garoto complementa: "I WOULDN'T FAKE IT — NOT TODAY, ANYHOW. TEACHER'S SHOWING WALT DISNEY'S 'DONALD IN MATHMAGIC LAND' AFTER LUNCH TODAY." (Eu não fingiria — não hoje, de qualquer forma. A professora vai mostrar 'Donald no País da Matemágica' da Walt Disney depois do almoço hoje.).

Interpretação:

O ponto crucial está na fala do garoto nos dois últimos quadros. Ao dizer "I'M NOT FAKING IT", ele se defende de uma possível acusação de fingimento. Mais importante ainda é a continuação: "I WOULDN'T FAKE IT — NOT TODAY, ANYHOW". A expressão "not today, anyhow" (não hoje, de qualquer forma / de jeito nenhum) implica fortemente que, embora ele não esteja fingindo *hoje* (porque há algo interessante na escola), ele poderia fingir em *outros dias* ou já fingiu no passado. A razão para não fingir hoje é específica (o filme do Pato Donald), o que reforça a ideia de que, em outras circunstâncias, fingir seria uma possibilidade.

Portanto, o uso do verbo "fake" e a forma como ele o emprega ("not today, anyhow") indicam que a ideia de fingir doença para faltar à escola não lhe é estranha, sugerindo que ele já fez isso ou considerou fazer em outros momentos.

Conclusão: A alternativa que melhor reflete essa interpretação é a que sugere que ele fingiu em outro momento.

Dicas

expand_more
Qual o significado do verbo 'to fake'?
O que a expressão 'not today, anyhow' (não hoje, de qualquer forma) sugere sobre a possibilidade de 'faking it' em outros dias?
Por que o garoto sente a necessidade de dizer que não está fingindo?

Erros Comuns

expand_more
Interpretar a frase "I'm not faking it" literalmente, sem considerar o contexto e a continuação "not today, anyhow", concluindo que ele está apenas afirmando estar realmente doente (levando ao erro C).
Não compreender o significado da expressão "anyhow" ou da ressalva "not today" e sua implicação sobre outros dias.
Achar que o garoto não gosta do filme, interpretando erroneamente sua menção como uma reclamação (levando ao erro B).
Confundir a situação atual (mãe decidindo que ele fica em casa) com um pedido do garoto para faltar (levando ao erro E).
Acreditar que a afirmação de não estar fingindo hoje significa que ele é sempre honesto sobre suas faltas (levando ao erro D).
Revisão

Para resolver esta questão, é importante ter conhecimentos básicos de:

  • Interpretação de Texto em Inglês: Compreender o significado literal das frases e diálogos em inglês.
  • Vocabulário Básico de Inglês: Saber o significado de palavras como "fake" (fingir, falsificar), "staying home" (ficar em casa), "calling the school" (ligar para a escola), "thinking" (pensando), "anyhow" (de qualquer forma, de qualquer maneira).
  • Inferência: Capacidade de deduzir informações que não estão explicitamente ditas no texto, com base no contexto, nas entrelinhas e em expressões-chave. Por exemplo, entender a implicação da frase "not today, anyhow".
  • Análise de Gênero Textual (Tirinha): Compreender como a sequência de imagens e texto contribui para o sentido geral e o humor ou a mensagem da história.
  • Verbos Modais: Entender o uso de "wouldn't" (contração de would not) para indicar uma ação hipotética ou condicional no passado ou presente ("eu não fingiria").
Habilidade

Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar