ENEM 2010

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior e o principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas. 

Disponível em: www.transportes.gov.br. Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado).

 

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão.

 

Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a 

a

produção de energia para as principais áreas industriais do país. 

b

produção sustentável de recursos minerais não-metálicos. 

c

capacidade de produção de minerais metálicos. 

d

logística de importação de matérias-primas industriais.

e

produção de recursos minerais energéticos. 

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo da solução:

  1. Leitura e Interpretação do Texto Base: Leia atentamente os textos fornecidos. O primeiro texto descreve a Estrada de Ferro Carajás (EFC), sua localização (ligando o interior do Pará/Maranhão ao porto de São Luís), seu operador (CVRD/Vale) e sua capacidade. O segundo texto reforça a importância da ferrovia para a logística do setor primário, especialmente no Pará e Maranhão.

  2. Identificação do Comando da Questão: A questão pede um argumento que destaque a "importância estratégica dessa porção do território" servida pela ferrovia.

  3. Relacionar a Ferrovia à Região e Atividade Econômica: A EFC é intrinsecamente ligada à Província Mineral de Carajás, localizada no sudeste do Pará. O texto menciona que a ferrovia é vital para a logística do setor primário. A principal atividade do setor primário na região de Carajás é a mineração.

  4. Identificar o Principal Recurso Mineral de Carajás: A região de Carajás é mundialmente conhecida por possuir uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo, além de outros minerais metálicos como manganês, cobre, ouro e níquel. O minério de ferro é o principal produto transportado pela EFC.

  5. Análise das Alternativas: Avalie cada opção à luz da função da EFC e das características econômicas da região de Carajás.

    • A: Embora exista a Usina Hidrelétrica de Tucuruí na região, a principal importância estratégica ligada diretamente à EFC não é a produção de energia para outras áreas industriais, mas sim o escoamento da produção mineral.
    • B: O principal recurso mineral da região é metálico (minério de ferro), não não-metálico. A questão da sustentabilidade, embora relevante, não é o argumento central da importância estratégica ligada à capacidade produtiva.
    • C: Esta opção menciona a capacidade de produção de minerais metálicos. Isso se alinha perfeitamente com a realidade da Província Mineral de Carajás e a função primordial da EFC, que é transportar minério de ferro e outros metais para exportação.
    • D: A EFC é fundamentalmente uma via de exportação (escoamento da produção mineral para o porto), e não de importação de matérias-primas industriais.
    • E: Carajás não é conhecida primariamente pela produção de recursos minerais energéticos (como carvão, petróleo, gás ou urânio) em larga escala, mas sim por minerais metálicos.
  6. Conclusão: A alternativa que melhor descreve a importância estratégica da região servida pela EFC é a sua enorme capacidade de produção de minerais metálicos, principalmente o minério de ferro, que é transportado pela ferrovia.

Portanto, a alternativa correta é a C.

Dicas

expand_more
A Estrada de Ferro Carajás liga uma famosa área de mineração no Pará a um porto no Maranhão.
Qual é o principal produto extraído na região de Carajás e transportado por essa ferrovia?
Pense no tipo de recurso mineral que tornou Carajás mundialmente conhecida.

Erros Comuns

expand_more
Confundir a principal atividade econômica de Carajás (mineração de metálicos) com outras atividades da região Norte (geração de energia hidrelétrica).
Não saber diferenciar os tipos de recursos minerais (metálicos, não-metálicos, energéticos).
Pensar que a ferrovia serve principalmente para importação, e não para exportação (escoamento da produção).
Associar a importância estratégica apenas à sustentabilidade, ignorando a natureza e a escala da produção mineral.
Desconhecer a localização e a importância da Província Mineral de Carajás e da EFC.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Estrada de Ferro Carajás (EFC): Principal via de transporte ferroviário da região Norte do Brasil, ligando a Província Mineral de Carajás (PA) ao Porto da Ponta da Madeira em São Luís (MA). É operada pela Vale S.A.
  • Setor Primário da Economia: Atividades econômicas relacionadas à exploração de recursos naturais, como agricultura, pecuária, extrativismo (mineral e vegetal) e pesca.
  • Logística: Conjunto de métodos e meios destinados a fazer chegar o produto certo, ao lugar certo, no tempo certo. No contexto, refere-se ao transporte e armazenamento dos minérios.
  • Recursos Minerais: Concentrações naturais de materiais sólidos, líquidos ou gasosos na crosta terrestre, cuja extração é economicamente viável. Podem ser classificados em:
    • Metálicos: Contêm metais (ex: ferro, cobre, ouro, alumínio, manganês).
    • Não-metálicos: Não contêm metais ou são usados por suas propriedades físicas (ex: areia, argila, calcário, fosfato).
    • Energéticos: Usados para gerar energia (ex: carvão mineral, petróleo, gás natural, urânio).
  • ProVíncia Mineral de Carajás: Uma das mais importantes áreas de mineração do mundo, localizada no sudeste do estado do Pará, rica principalmente em minério de ferro de alto teor, mas também com grandes reservas de manganês, cobre, ouro, níquel, entre outros.
19%
Taxa de acerto
24.3
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar