No dia 20 de novembro de 2013, a guarda costeira japonesa registrou um interessante fenômeno geológico: uma erupção vulcânica deu origem a uma nova ilha no arquipélago de Ogasawara, no Japão, localizado a cerca de mil quilômetros ao sul da capital Tóquio. Entre as características naturais predominantes na área descrita, destaca-se
o tectonismo entre as placas Euroasiática, das Filipinas e do Pacífico. O encontro triplo é tumultuado e dá origem a uma das áreas do globo com o maior índice de terremotos e vulcões do planeta.
o deslizamento da Placa Indiana em direção à Ásia. O choque entre os dois blocos desencadeou erupções e a formação das regiões mais elevadas do Himalaia e do Tibete.
a formação da Placa de Cocos a partir do desprendimento da Placa do Pacífico. Fundiu-se com a Placa do Caribe, criando uma zona tectônica turbulenta e com erupções vulcânicas.
o deslocamento da Placa Sul-americana que, por ser mais leve, desliza por cima da Placa de Nazca, cria vulcões e eleva as montanhas dos Andes.
a formação de tsunamis originados pelo deslocamento da Placa de Anatólia. O choque dessa placa com a Placa Arábica e com a Placa Euroasiática torna os países do Oriente Médio uma área sujeita a violentas atividades sísmicas.