UNCISAL 2013

“No descomeço era o verbo.

Só depois é que o veio o delírio do verbo.

O delírio do verbo estava no começo, lá onde a

criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.

A criança não sabe que o verbo escutar não funciona

para cor, mas para som.

Então se a criança muda a função do verbo

ele delira.

E pois.

Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer

nascimentos –

o verbo tem que pegar delírio” (Manoel de Barros em O livro das ignorãnças).

Na poesia, duas constantes: o aprofundamento da reflexão sobre a realidade e a busca de novas formas de expressão. Mantendo a tradição discursiva, temos a permanência de nomes consagrados [...] ao lado de novos poetas que procuram aparar as arestas em suas produções.

Verifica-se ainda a permanência da poesia concreta. O aproveitamento dos espaços em branco na folha de papel e dos recursos gráficos, a sonoridade das palavras, as relações entre significado e significante continuam a desafiar tanto poetas consagrados quanto jovens talentos.

Deve-se salientar, ainda, a importância da poesia marginal que se desenvolve fora dos grandes esquemas industriais e comerciais de produção de livro (José de Nicola, em Português – Ensino Médio). A tendência literária a que se refere o texto de Nicola e da qual é exemplo o poema de João de Barros é

a

a poesia pré-modernista que revelou talentos como Lima Barreto e Graça Aranha, no início do século XX.

b

a poesia simbolista que foi buscar no íntimo da alma humana as angústias e os delírios da palavra na poesia.

c

a poesia de tendência contemporânea, mas próxima do século XXI, mas ainda com reflexos dos últimos modernistas de 45.

d

a poesia intimista, memorialista e depressiva, da qual o Romantismo se apropriou para fazer despontar nomes como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.

e

a poesia rebuscada, com seus paradoxos conceptistas e formas eruditas da linguagem cultista de que são exemplos Gregório de Matos e Pe. Antonio Vieira.

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Resposta
C

Resolução

Neste poema de Manoel de Barros, percebemos recursos que fogem aos modelos tradicionais, como a subversão do sentido do verbo e o uso de uma linguagem que explora o som, o espaço e a relação entre significado e significante. Tais características marcam a chamada poesia contemporânea. O texto de Nicola destaca o desenvolvimento da poesia atual, que dialoga tanto com tradições já consolidadas quanto com inovações, com forte influência das experiências modernistas, incluindo a poesia concreta. Por isso, a alternativa correta é a letra C, que faz referência direta à poesia de tendência contemporânea, herdeira dos modernistas de 45, mas já encaminhada aos novos modos de expressão poética próximas ao século XXI.

Dicas

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Observe a maneira como o texto explora o verbo e a linguagem de forma incomum.
Considere a referência feita a espaços em branco, recursos gráficos, som e significado.
Lembre que a poesia concreta e as vertentes experimentais emergiram no pós-Modernismo, avançando até o século XXI.

Erros Comuns

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Identificar como poesia barroca apenas pelo uso de recursos expressivos e pelo caráter rebuscado aparente, quando o poema claramente busca romper com a norma do verbo de forma moderna/contemporânea.
Confundir com tendências românticas ou simbolistas pela sonoridade, embora aqui a experimentação e a liberdade criativa estejam alinhadas aos movimentos literários do século XX e XXI.
Revisão
  • Poesia Contemporânea: constitui uma continuidade e renovação das vanguardas do século XX. Influenciada pelo Modernismo, inclui combinações experimentais de forma e conteúdo.
  • Poesia Concreta: valoriza a forma visual e sonora das palavras, explorando espaços em branco, recursos gráficos e o relacionamento entre significado e significante.
  • Modernistas de 45: fase posterior ao auge do Modernismo, mantendo o espírito de ruptura, mas apresentando novas complexidades e experimentações.
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