No decorrer do século XX, Piaget, Vygotsky e Wallon desenvolveram estudos psicogenéticos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem que tiveram continuidade com seus respectivos seguidores e que permitiram uma maior compreensão desses processos, os quais estão na base da relação pedagógica e de todo trabalho educativo. Com apoio nas obras de Castorina e outros (2005) e de La Taille, Oliveira e Dantas (1992), pode-se afirmar corretamente que as contribuições desses teóricos
se complementam harmonicamente: Wallon, sobre o desenvolvimento psicomotor; Piaget com o cognitivo; e Vygotsky, com o interativo-social.
partiram das mesmas questões mas chegaram a concepções que se contradizem totalmente, obrigando os educadores a optarem pela teoria de um deles.
convergiram para a explicação do desenvolvimento humano individual como resultante da estimulação sociocultural: primeiro a parental e, depois, a vicinal, a escolar e a social em geral.
consideram a função simbólica como elemento fundamental no desenvolvimento humano, pois ela possibilita a linguagem e o pensamento e articula a dimensão biológica com a sociocultural.
partiram de pressupostos e questões diferentes a respeito do desenvolvimento humano e concordam apenas na conclusão de que ele se dá por fases, das quais a primeira é a sensório-motora.