No decorrer do processo de expansão da República Romana, ocorreram muitos problemas sociais advindos da ampliação e concentração de terras conquistadas que, inicialmente públicas, se tornaram, por venda, propriedade privada, formando latifúndios de um pequeno grupo de nobres.
Com base nos conhecimentos sobre esses problemas sociais e nas experiências de reforma agrária em Roma, considere as afirmativas a seguir.
I. Caio Graco conseguiu implantar definitivamente as leis da reforma agrária como fator de estabilização social da República Romana, tornando-a próspera no momento de crise.
II. Os escravos oriundos das guerras uniram-se aos plebeus pobres da cidade de Roma e conseguiram implantar a Lei das Catilinárias, obtendo acesso ao pão diário.
III. Os pequenos proprietários rurais que lutavam nas guerras de conquista não conseguiam cultivar suas terras e acabaram perdendo-as por endividamento.
IV. Tibério Graco postulou a repartição das terras públicas em pequenos lotes que seriam distribuídos aos pobres; em razão disso, foi assassinado pelos nobres.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.