No cotidiano, existem vários exemplos de reações químicas, as quais dependendo de alguns fatores, podem ter sua velocidade aumentada ou diminuída. Um exemplo é a reação de decomposição da água oxigenada, utilizada por exemplo, em machucaduras envolvendo sangramentos. Neste caso, por exemplo, a reação ocorre com maior velocidade, o que pode ser notado por meio de formação de bolhas.
Fonte: www.r7.com/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId.
Abaixo é dada a reação não balanceada de decomposição da água oxigenada. Analisando o exposto, assinale a alternativa CORRETA.
H2O2(ℓ) → H2O(ℓ) + O2(g) + 98,2 Kj
A velocidade de decomposição da água oxigenada é maior, quando em contato com o sangue de um machucado, pois no sangue há uma enzima chamada catalase, a qual funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada.
A reação de decomposição da água oxigenada, descrita anteriormente é endotérmica, ou seja, mantém o ambiente com o qual está em contato gelado.
A formação de bolhas é explicada pelo contato do oxigênio com o machucado, oxigênio este que possui força intermolecular Dipolo Permanente, a qual possui baixo ponto de ebulição.
Os catalisadores aumentam a velocidade da presente reação química, pois modificam seu mecanismo, diminuindo a energia de ativação; dificultam, então, a ação das partículas reagentes de atingirem a energia necessária para completar a reação química.
Uma maneira de produzir maior quantidade de gás oxigênio é aumentar a temperatura do sistema.