No conto "Negrinha", Monteiro Lobato apresenta uma literatura para adultos e de engajamento social e expõe a cruel relação entre o opressor e o oprimido. Assim, analise os itens a seguir:
I - No conto "Negrinha", observando a caracterização das duas personagens centrais da trama, temos a seguinte oposição: "D. Inácia" => adulta, rica, branca, gorda, opressora X "Negrinha" => criança, pobre, negra, órfã, oprimida.
II - As duas personagens pertencem ao mesmo contexto sócio-histórico do Brasil. Lobato situa a história num tempo em que a escravidão havia sido abolida por lei. Mas D. Inácia não se adequou à abolição da escravatura e Negrinha continuou sendo escrava.
III - A não-identidade da menina demonstra que ela não é considerada um ser humano pelos demais, mas sim um objeto, sobretudo um animal que não possui alma e precisa ser domesticado.
IV - Quanto ao narrador em "Negrinha", este é onisciente e seu discurso irônico é recorrente como no exemplo: "A excelente D. Inácia era mestra na arte de judiar de crianças."
Marque a única alternativa correta:
I e II.
II e III.
I, II, III e IV.
III e IV.