No Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população, isto é, quase 46 milhões de brasileiros, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual.
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Observe o gráfico com a porcentagem da população brasileira, por tipo e grau de dificuldade e deficiência.
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Com base no gráfico, a respeito das políticas de inclusão e educação especial, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
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( ) O censo subsidia os programas do governo que promovem a inclusão da pessoa com deficiência, apresentando a incidência dos principais impedimentos de caráter físico, sensorial, mental/intelectual.
( ) As políticas de educação inclusiva devem considerar os indicadores de ocorrência e grau de severidade das deficiências para alocar investimentos adequados às demandas prioritárias
( ) A deficiência visual é, entre as elencadas no gráfico, a que apresenta o espectro mais amplo de possibilidades, desde a incidência majoritária de cegueira total até algum grau de baixa visão.
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As afirmativas são, de cima para baixo,
V – F – V.
F – V – V.
V – V – F.
F – F – V.
V – V – V.
A questão apresenta dados estatísticos sobre tipos e graus de dificuldade e deficiência da população brasileira, e pede para o estudante associar essas informações com políticas de inclusão e educação especial. Para resolver, é necessário compreender o gráfico e relacionar os dados com conhecimentos sobre políticas de inclusão.
Verifique a correlação entre os dados apresentados no gráfico e as afirmações sobre políticas de inclusão e educação especial.
Considere o propósito dos censos e como eles podem auxiliar na formulação de políticas públicas.
Analise criticamente se o gráfico fornece informações suficientes para suportar a terceira afirmação sobre deficiência visual.
Assumir que todas as afirmações estão corretas sem analisar o gráfico detalhadamente.
Ignorar a relação entre dados estatísticos e a formulação de políticas públicas.
O censo é uma ferramenta importante para entender a distribuição e a incidência de deficiências na população, e auxilia na criação de políticas públicas inclusivas. A educação inclusiva é um conjunto de práticas que visam garantir que todos tenham acesso à educação, independentemente de deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais.