No Brasil, os climas predominantes são quentes, pois a maior parte do território brasileiro está localizada na zona tropical. Entretanto, existem diferentes tipos de clima quente, devido às variações de latitude combinadas com a altitude, a continentalidade e a influência das massas de ar.
Sobre os tipos climáticos brasileiros, é correto afirmar que
o clima equatorial apresenta pequena amplitude térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. As chuvas costumam ser abundantes durante todo o ano. A influência principal é da massa equatorial continental, responsável pela grande ocorrência de chuva.
o clima tropical úmido ou continental é o que ocorre na parte central do Brasil, também chamado de litorâneo pela forte influência das massas de ar equatorial e tropical atlântica.
o clima subtropical também pode ser chamado de clima quente, pois a temperatura média do mês mais frio é superior a 18o C. Sua ocorrência se verifica principalmente nas partes mais elevadas da região sudeste.
o clima tropical semi-úmido ou continental é o que ocorre na maior parte do litoral do nordeste brasileiro. Quando recebe a influência da massa de ar equatorial atlântica diminui a falta de água no sertão.
o clima tropical semi-árido se caracteriza pela escassez de chuvas, que, apesar de serem poucas, ocorrem bem distribuídas durante todo o ano. Sofre influência da massa de ar polar, que ameniza as temperaturas na chamada friagem do norte do país.