No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico. As pessoas que se expõem ao sol de forma prolongada e frequente, por atividades profissionais e de lazer, constituem o grupo de maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele clara.
(NO BRASIL..., 2011).
Com base na análise do texto e dos conhecimentos sobre histologia humana, é correto afirmar:
A epiderme é composta por células alongadas com predominância de substância fundamental intercelular e altamente vascularizada.
A derme é a camada interna da pele, a qual é formada por tecido epitelial com células justapostas, unidas por colágeno.
As glândulas sudoríparas são formadas por células epidermais com função de remoção de água da derme por secreção merócrina.
As glândulas sebáceas são glândulas exócrinas formadas por células adiposas as quais acumulam gordura e são responsáveis pela lubrificação dos pelos.
Os melanócitos, células especiais produtoras de melanina, são produzidos no tecido conjuntivo denso da epiderme sendo posteriormente transportados para o tecido conjuntivo frouxo da epiderme.