No Brasil, durante a República Velha (1889-1930), houve um período que ficou conhecido como a República das Oligarquias (1895-1914), a qual se inicia com a eleição de Prudente de Moraes à Presidência da República. Mas, foi a partir do governo de Campos Sales (1898-1902), que as oligarquias exerceram o poder de forma direta, principalmente por meio de seu setor mais avançado, o dos fazendeiros de café.
Sobre o período da República das Oligarquias assinale a alternativa CORRETA.
No inicio do século XX, a economia cafeeira entrou em crise, com a queda brutal e constante dos preços do produto no mercado mundial.
A produção de borracha na Amazônia, produto fundamental para indústria pneumática e automobilística, superou a produção de café do Sudeste.
Em São Paulo, foi assinado o Convênio de Taubaté (1906), com objetivo de neutralizar o avanço da industrialização, em favor da oligarquia cafeeira.
O Brasil e a Bolívia assinaram o Tratado de Petrópolis (1903); através deste o Brasil recebeu o território dos atuais Estados de Rondônia e Acre.
Foi instituído o “voto de cabresto", quando o eleitor analfabeto era obrigado a votar no candidato indicado pelo coronel da região.