ENEM digital 2020

    No Autódromo de Interlagos, um carro de Fórmula 1 realiza a curva S do Senna numa trajetória curvilínea. Enquanto percorre esse trecho, o velocímetro do carro indica velocidade constante.


Quais são a direção e o sentido da aceleração do carro?

a

Radial, apontada para fora da curva.

b

Radial, apontada para dentro da curva.

c

Aceleração nula, portanto, sem direção nem sentido.

d

Tangencial, apontada no sentido da velocidade do carro.

e

Tangencial, apontada no sentido contrário à velocidade do carro.

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Resposta
B
Tempo médio
52 s

Resolução

Para resolver esta questão, precisamos analisar o movimento do carro de Fórmula 1 na curva S do Senna, considerando as informações fornecidas.

1. Identificar o tipo de movimento: O enunciado descreve o carro realizando uma trajetória curvilínea. Isso significa que a direção do vetor velocidade do carro está mudando constantemente ao longo da curva.

2. Analisar a informação sobre a velocidade: O enunciado afirma que o velocímetro indica velocidade constante. O velocímetro mede o módulo do vetor velocidade, ou seja, a rapidez (speed) do carro. Portanto, o módulo da velocidade \(v\) é constante.

3. Relacionar velocidade e aceleração: A aceleração é a taxa de variação do vetor velocidade (\(\vec{a} = \frac{d\vec{v}}{dt}\)). Como o vetor velocidade (\(\vec{v}\)) possui módulo e direção, a aceleração pode existir se houver variação no módulo, na direção, ou em ambos.

4. Analisar as componentes da aceleração: A aceleração resultante (\(\vec{a}\)) pode ser decomposta em duas componentes:

  • Aceleração Tangencial (\(\vec{a}_t\)): Responsável pela variação do módulo da velocidade (rapidez). Sua direção é tangente à trajetória. Como o enunciado diz que a velocidade (rapidez) é constante, o módulo da velocidade não varia. Portanto, a aceleração tangencial é nula (\(\vec{a}_t = \vec{0}\)).
  • Aceleração Centrípeta ou Radial (\(\vec{a}_c\)): Responsável pela variação da direção do vetor velocidade. Ela é sempre perpendicular à velocidade e aponta para o centro da curvatura da trajetória. Como o carro está em uma trajetória curvilínea, a direção de sua velocidade está mudando, o que exige a presença de uma aceleração centrípeta não nula.

5. Determinar a aceleração resultante: Como a aceleração tangencial é nula (\(\vec{a}_t = \vec{0}\)) e a aceleração centrípeta não é nula (\(\vec{a}_c \neq \vec{0}\)), a aceleração resultante do carro é igual à aceleração centrípeta (\(\vec{a} = \vec{a}_c\)).

6. Identificar direção e sentido da aceleração resultante: A aceleração centrípeta (e, portanto, a aceleração resultante neste caso) tem direção radial (ao longo do raio da curva) e sentido apontado para o centro da curva (para dentro da curva).

Conclusão: A aceleração do carro tem direção radial e sentido apontado para dentro da curva.

Dicas

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Lembre-se que velocidade é um vetor, possuindo módulo e direção.
A aceleração está relacionada à *mudança* do vetor velocidade. Essa mudança pode ser no módulo, na direção ou em ambos.
Qual componente da aceleração é responsável por mudar a direção da velocidade em uma curva?

Erros Comuns

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Confundir velocidade (vetor) com rapidez (módulo da velocidade). Achar que 'velocidade constante' implica vetor velocidade constante.
Acreditar que, se a rapidez é constante, a aceleração é necessariamente zero, ignorando a mudança de direção.
Não saber a direção e o sentido da aceleração centrípeta (confundir 'para dentro' com 'para fora' da curva).
Achar que a aceleração é tangencial mesmo quando a rapidez é constante.
Revisão

Para resolver esta questão, é importante revisar os seguintes conceitos de cinemática:

  • Velocidade (\(\vec{v}\)): Grandeza vetorial que descreve a taxa de variação da posição de um objeto. Possui módulo (rapidez ou speed), direção e sentido.
  • Aceleração (\(\vec{a}\)): Grandeza vetorial que descreve a taxa de variação da velocidade de um objeto (\(\vec{a} = \frac{d\vec{v}}{dt}\)). A aceleração existe se o módulo da velocidade (rapidez) ou a direção da velocidade (ou ambos) mudarem.
  • Movimento Curvilíneo: Qualquer movimento que ocorre ao longo de uma trajetória curva. Neste tipo de movimento, a direção do vetor velocidade está sempre mudando.
  • Componentes da Aceleração:
    • Aceleração Tangencial (\(\vec{a}_t\)): Componente da aceleração tangente à trajetória. Está relacionada à variação do módulo da velocidade. Se a rapidez é constante, \(a_t = 0\). Se a rapidez aumenta, \(\vec{a}_t\) tem o mesmo sentido de \(\vec{v}\). Se a rapidez diminui, \(\vec{a}_t\) tem sentido oposto a \(\vec{v}\).
    • Aceleração Centrípeta ou Radial (\(\vec{a}_c\)): Componente da aceleração perpendicular à trajetória (direção radial). Está relacionada à variação da direção do vetor velocidade. É sempre direcionada para o centro da curvatura da trajetória. Sua magnitude é dada por \(a_c = \frac{v^2}{R}\), onde \(v\) é a rapidez e \(R\) é o raio de curvatura. Mesmo que a rapidez seja constante (\(v = cte\)), se o movimento for curvilíneo (\(R < \infty\)), haverá aceleração centrípeta.
  • Aceleração Resultante: A soma vetorial das componentes tangencial e centrípeta (\(\vec{a} = \vec{a}_t + \vec{a}_c\)).
33%
Taxa de acerto
Habilidade

Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

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