No ano de 1578, o rei de Portugal, Dom Sebastião, morreu na Batalha de Alcácer-Quibir, na África, quando as tropas portuguesas foram derrotas pelos árabes. No ano de 1580, Portugal passou por um processo de profunda transformação histórica: com a morte do rei D. Sebastião teve início uma crise no trono português. Como o rei não tinha herdeiros, o trono ficou com o único parente do sexo masculino que ainda restava da dinastia de Avis, D. Henrique, um cardeal com idade muito avançada. Em 1580, ele morreu, e, como não havia outro herdeiro, o rei da Espanha, Filipe II, reivindicou os direitos sobre o trono português. Pouco antes de o rei Dom Henrique morrer, o povo português cantava o seguinte corinho nas ruas: “Viva el-rei Dom Henrique no inferno muitos anos, por deixar em testamento Portugal aos castelhanos”.
Filipe II invocava seu parentesco com D. Manuel, o Venturoso, que fora o rei de Portugal no descobrimento do Brasil, e de quem Filipe II era neto. Após atacar militarmente o território português, assumiu o controle sobre seu governo: iniciava, assim, o período da União Ibérica, que só terminaria em 1640, momento em que os portugueses retomaram as rédeas politicas de seu país.
De acordo com o texto e a história da União Ibérica e suas implicações no Brasil, é correto afirmar que
a França aproveitou-se da situação e invadiu a região do atual estado do Rio de Janeiro, fundando a França Antártica, colônia que serviu de refúgio para protestantes calvinistas, os huguenotes.
a Holanda, prejudicada pela ação política da Espanha, que dificultou o acesso holandês ao comércio de açúcar, decidiu, então, estabelecer-se no Nordeste brasileiro, fixando-se em Pernambuco por mais de vinte anos.
a expansão para o interior do território brasileiro por parte dos bandeirantes foi dificultada, pois estes foram convocados pelas autoridades portuguesas, na tentativa de expulsar os flamengos do Nordeste.
ocorreu um significativo aumento no comércio de escravos para as regiões Norte e Sudeste, visto que as atividades básicas eram a produção de tabaco e café, respectivamente.
essa união abriu caminho para que outras nações fixassem colônias em território brasileiro, destacando-se a criação de colônias italianas e alemãs no extremo sul da colônia.