Nikolai Kasatkin era conhecido por suas pinturas de trabalhadores e de mineiros na bacia Donbas, na Ucrânia. Uma dessas obras é Pobres recolhendo carvão de uma mina exaurida. A mulher em pé olhando diretamente para o espectador chama a atenção para a vida sem esperanças e para a luta diária dos pobres.
Essa obra está vinculada à pintura
surrealista, pois evidencia uma temática de forte caráter social e reflete a liberação do inconsciente do pintor, retratando o mundo dos sonhos.
expressionista, pois segue todos os padrões da arte acadêmica, idealizando uma cena cotidiana desprovida de crítica social e de viés político.
realista, pois despreza a pintura romântica e busca retratar pessoas e acontecimentos comuns em um estilo de pintura naturalístico, quase fotográfico, baseado na observação cuidadosa.
impressionista, pois nega o compromisso social da arte, idealizando uma cena do cotidiano fortemente marcada por sombras pretas e cinzas.
romântica, pois ressalta aspectos de um dado momento histórico por meio de uma cena comovente que busca idealizar o mundo e o ser humano.