Unioeste Tarde 2021

Nietzsche redescobriu os pré-socráticos. Numa nova visão que, na esteira do romantismo, ele nos deu do mundo grego, aqueles pensadores avultaram, ao lado dos poetas trágicos, com dimensões que absolutamente não cabiam no quadro tradicional de um desenvolvimento filosófico culminante em Aristóteles, nem mesmo no perspectivismo histórico mais amplo, traçado pelo hegelianismo recente. Libertados desses esquemas, eles são invocados por Nietzsche em sua polêmica contra a cultura da época, cujas raízes ele procura seguir até o racionalismo socrático e platônico, e mostrados em sua solidariedade profunda com a espiritualidade agonística do mundo grego, um mundo inteiramente deformado pelas lentes de nossa visão tradicional, cristã e racionalista.

SOUZA, J.C. “Para ler os fragmentos pré-socráticos”. In: Os pensadores – Pré-Socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

 

A música, com efeito, é o melhor exemplo do que queriam dizer os pitagóricos. A música, como tal, só existe em nossos nervos e nosso cérebro; fora de nós ou em si mesma (…), compõem-se somente de relações numéricas quanto ao ritmo, se se trata de sua quantidade, e quanto à tonalidade, se se trata de sua qualidade, conforme se considere o elemento harmônico ou o rítmico. No mesmo sentido, poder-se-ia exprimir o ser do universo, do qual a música é, pelo menos em certo sentido, a imagem, exclusivamente com o auxílio de números.

NIETZSCHE, F. “Os Pitagóricos”. In: Os Pensadores – Pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

 

Em acordo com os textos acima e com conhecimentos acerca da filosofia pré-socrática, é INCORRETO localizar entre os ensinamentos dos pitagóricos.

a

A descoberta de que há um fundamento matemático em fenômenos como a consonância, calcada na estrutura física do som.

b

A extensão da concepção matemática do mundo a temáticas como a da apreciação e da beleza artística.

c

A redução da compreensão dos movimentos celestes a relações matemáticas, a chamada “música das esferas”.

d

A instauração de caminho iniciático racional para que, mediante aprimoramento intelectual, a alma se torne semelhante ao cosmo.

e

O reconhecimento da dicotomia entre natureza e divindade, que instaura os domínios irreconciliáveis da causalidade física e da vontade.

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Resposta
E
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Resolução

Os pitagóricos acreditavam que o mundo é estruturado por relações numéricas, produzindo a harmonia do cosmos. Por isso, eles associavam a beleza (musical, estética) e os movimentos dos astros a essas mesmas relações matemáticas. Ao mesmo tempo, sua doutrina possuía um caráter tanto místico quanto racional, propondo um caminho de purificação e elevação intelectual em harmonia com o cosmo. Assim, itens que abordem a música das esferas, a presença de números tanto na arte quanto na estrutura do mundo, e a valorização do conhecimento racional e iniciático, são coerentes com o pitagorismo. Já a dicotomia entre natureza e divindade, que suporia uma cisão irreconciliável, não corresponde ao pensamento pitagórico, pois este busca a unidade e a ordem do universo em números e proporções, relacionando tudo em um mesmo plano de harmonia.

Dicas

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Lembre-se de que os pitagóricos consideravam o número como fundamento de todas as coisas.
Eles buscavam harmonia e unidade, não divisões irreconciliáveis.

Erros Comuns

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Acreditar que os pitagóricos não se importavam com a música e a arte, quando na verdade foram pioneiros em relacionar som, harmonia e matemática.
Confundir a ideia de harmonia cósmica com uma separação radical entre divindade e fenômenos naturais; os pitagóricos uniam as duas coisas pelas relações matemáticas.
Revisão

Pré-socráticos: Filósofos anteriores a Sócrates que buscavam explicações racionais para a origem e a estrutura do mundo. Destacam-se por tentarem entender a physis (natureza) sem recorrer a mitos.

Pitagóricos: Escola fundada por Pitágoras, via a realidade a partir de relações matemáticas, defendendo que “tudo é número”. Também criaram o conceito de “música das esferas” (a harmonia celeste) e enfatizavam um caminho misto de conhecimento racional e purificação espiritual.

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