“Nesta quarta-feira (26), os EUA começaram a instalar partes de um sistema antimíssil na Coreia do Sul. A medida é uma resposta aos exercícios militares feitos pela Coreia do Norte, em um momento de crescente acirramento das tensões entre os países.”
(Fonte: Brasil de Fato, São Paulo, 26 de abril de 2017. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/04/26/conflito-nuclear-entre-eua-e-coreia-do-norte-seriaimprovavel-dizem-especialistas/).
O possível conflito nuclear entre EUA e Coreia do Norte tem sido constantemente exposto na mídia nas últimas semanas. No entanto, relações entre os dois países e entre a Coreia do Norte e países próximos sofrem tensões há mais tempo. Acerca desse assunto, pode-se afirmar que
a porção norte da península coreana foi domínio chinês, do início do século XX até o fim da segunda guerra mundial, enquanto a porção sul foi domínio japonês no mesmo período.
a URSS, integrante do Conselho de Segurança da ONU, liderou as negociações nesse conselho para evitar a entrada dos EUA na Guerra da Coreia (1950-1953) e garantir a divisão das Coreias feita no pós-segunda guerra mundial.
a Coreia do Norte nunca integrou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP, 1968), por isso desenvolve seu programa nuclear militar desde a década de 1990, com grande apreensão dos países próximos.
a chamada Guerra da Coreia, em que a porção norte foi apoiada pela URSS e China e a porção sul pelos EUA, levou, ao final, a um avanço no território da Coreia do Sul, reconhecido no armistício de 1953.
o armistício da Guerra da Coreia, assinado em 1953, foi declarado nulo pela Coreia do Norte em 2013, após exercícios militares conjuntos dos EUA e Coreia do Sul e sanções da ONU contra o regime norte coreano.