UNICHRISTUS 2015

Nesta próxima quinta-feira, o filme “Transcendence – A Revolução” chega aos cinemas brasileiros. Dirigido pelo estreante Wally Pfister (que normalmente trabalha como diretor de fotografia nos filmes de Christopher Nolan) e roteirizado pelo também novato Jack Paglen (que, por sinal, será o responsável pelo roteiro do novo filme de Battlestar Galactica), o filme é uma ficção científica que entra profundamente no ramo da inteligência artificial.

Na trama, acompanhamos a história do Dr. Will Caster (Johnny Depp) – o mais notável pesquisador no campo da inteligência artificial – e de sua esposa, a Dra. Evelyn Caster (Rebecca Hall). Esse cientista trabalha na criação de um computador inteligente, consciente e ambicioso. Essa máquina recebe o nome de PINN e, supostamente, deve ser usada para combinar a inteligência coletiva com as emoções humanas.

Ocorre que, como tudo que surge de novo, os experimentos altamente controversos – que trouxeram fama ao cientista – o transformaram no alvo principal dos extremistas antitecnologia, que, por medo de que a novidade acabe com a humanidade, farão o que for necessário para destruir o doutor e a máquina.

Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/cinema/58078- assistimos-filme-transcendence-revolucao.htm. Publicação em: 18 de junho de 2014. Acesso em: 30 de julho de 2014.


O filme citado no texto aborda o tema da nanotecnologia, sobre a qual se pode afirmar que
a
é o estudo de manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular. A nanotecnologia geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em, ao menos, uma dimensão, inclui o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica).
b
seu princípio básico é a construção de estruturas e velhos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, nanocompósitos, biomateriais, chips, entre outros).
c
existe pouco debate nas implicações futuras da nanotecnologia, pois os desafios são semelhantes aos de desenvolvimentos de novas tecnologias, incluindo questões sobre a toxidade, os impactos ambientais dos nanomateriais e os efeitos paliativos na economia global, assim como a especulação sobre cenários apocalípticos.
d
um dos objetivos da nanotecnologia é sua utilização em microeletrônica para destruir chips de computadores e, mais recentemente, para produzir testes clínicos em miniatura.
e
a base do uso da nanotecnologia é o nanômetro, que é uma unidade de medida assim como o quilômetro, o metro e o centímetro. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de centímetro, o que abre espaço para poucas possibilidades, mas também traz poucos desafios para conseguir trabalhar com uma escala tão minúscula.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar