“Neandertais já usavam ervas medicinais”. Pesquisadores do Reino Unido, liderados pela arqueóloga Karen Hardy, da Universidade de York, analisaram o tártaro acumulado nos dentes fossilizados de um indivíduo dessa espécie e encontraram traços de camomila, mil-folhas e outras plantas que não puderam ser identificadas... A camomila é utilizada hoje na forma de infusão (chá) para acalmar os nervos. “A Tribuna - Ciência e Tecnologia - 21 de julho de 2012”.
Acerca do Homo neanderthalensis pode-se afirmar que
possuía volume craniano muito menor do que os seres humanos modernos, com a maior parte do volume do crânio concentrada na região occipital.
sofreu irradiação para a Europa e oeste da Ásia a partir de linhagens asiáticas do hominídeo Homo rudolfensis, do grupo erectus.
as características físicas do Homo neanderthalensis, como o corpo e os membros longos e afilados, indicavam uma adaptação ao clima frio da Europa, na época em que lá viveram.
antecedeu o Homo ergaster cujas linhagens, na África, por volta de 200 mil anos atrás, possivelmente originou a espécie humana moderna, o Homo sapiens.
habitava a Europa e Oriente Médio e se extinguiu, aproximadamente, entre 30 mil e 27 mil anos atrás devido à chegada de populações de Homo sapiens.