Nasceu no meu jardim um pé de mato
que dá flor amarela.
Toda manhã vou lá pra escutar a zoeira
da insetaria na festa.
Tem zoado de todo jeito:
tem do grosso, do fino, de aprendiz e de mestre.
É pata, é asa, é boca, é bico,
É grão de poeira e pólen na fogueira do sol.
Parece que a arvorinha conversa.
(Anímico. Adélia Prado.)
O poema faz referência a alguns elementos e fenômenos bio-lógicos. Sobre eles, um estudante afirmou:
I. O grão de pólen se constitui em uma das bases da interaçãoentre o “pé de mato que dá flor amarela” e a “insetaria”que visita essa flor pela manhã.
II. A interação descrita envolve benefício mútuo, uma vezque o transporte de pólen promovido pelos insetos con-tribui para aumento da variabilidade genética da planta,ao mesmo tempo em que parte do pólen pode ser utiliza-da como alimento pelos insetos.
III. Trata-se de uma relação de comensalismo porque, embo-ra a planta se beneficie da dispersão do pólen, este nãopode ser utilizado pelos insetos, uma vez que contémgametas masculinos de origem vegetal.
São corretas as afirmações: