Nas religiões ocidentais a crença em torno da “vida além morte” tem sido geralmente relacionada com os conceitos de ressurreição e moralidade, enquanto, nas religiões orientais, a referida crença, tem sido geralmente interligada com os conceitos de reencarnação e karma.
Observando a crença em torno do conceito de “vida além morte”, é correto afirmar:
O cristianismo defende que o ciclo de nascimento-morte é interminável até a “lei de causa e efeito da consciência” ou “karma” estar satisfeita.
As religiões orientais admitem que a alma sobrevive após a morte, no Inferno ou no Céu, sendo o Purgatório um “estado intermediário” entre as duas situações.
A doutrina da reencarnação é um tema central na maioria das religiões orientais, enquanto a doutrina da ressurreição é preferencialmente adotada pelas religiões ocidentais.
As religiões ocidentais defendem que o Céu e o Inferno são apenas “residências temporárias”, após a qual, a alma tem de voltar à Terra ou reencarnar de modo que a pessoa possa continuar a sua evolução da consciência.
As religiões orientais vislumbram a morte como um mecanismo de “autorrenovação” do Universo, de modo que a evolução da consciência possa ocorrer.