Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:
I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.
II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.
III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.
IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.
Podemos afirmar que:
Somente as proposições I e II estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições I e III estão corretas
Somente as proposições II e IV estão corretas.
Somente as proposições III e IV estão corretas.