Unioeste 2015

Nas imagens acima, podemos ver, à esquerda, uma famosa gravura que representa a “Tomada da Bastilha” - momento épico da Revolução Francesa em 14 de julho de 1789 e da concepção de cidadania e justiça modernas – e, à direita, Sônia, uma cidadã brasileira, fazendo protesto em São Paulo em 2011, contra a condenação de seu marido, Paulo. Desempregado havia 02 meses, Paulo, sem ter o que oferecer como \'mistura\' para a família, foi pescar às margens de um rio próximo a sua casa. Sem saber que era proibida a pesca, ele foi detido, preso, espancado e obrigado a pagar multa à Justiça e ao IBAMA. Grávida de 04 meses, Sônia, ao saber da situação do marido, ficou desesperada e passou mal. Levada com urgência ao hospital, Sônia foi forçada a realizar aborto. Resultado: o filho morreu. Paulo foi liberado (e continuava desempregado), Sônia estava grávida e perdera o filho.
É sabido que uma das consequências históricas da Revolução Francesa foi a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, instrumento jurídico burguês, que serviu de base para a elaboração das constituições de várias nações pelo mundo. Uma de suas prerrogativas fundamentais era a garantia da justiça na forma de leis que assegurariam os direitos do cidadão.
Sobre a questão da cidadania e da justiça nos tempos da Revolução Francesa e suas relações com as mesmas questões nos dias atuais (caso de Sônia e Paulo), é CORRETO afirmar que
a
para analisar atentamente as duas imagens – e seus respectivos conteúdos – devemos levar em consideração os diferentes contextos históricos e as especificidades dos conceitos de justiça e cidadania na história de cada país.
b
não é possível estabelecer qualquer tipo de comparação entre as duas imagens e seus conteúdos, pois as transformações históricas do passado em nada influenciam nas questões de nosso tempo presente.
c
o conceito de cidadão veiculado pela Revolução Francesa incluía, tanto na lei quanto na prática, todos os cidadãos franceses, independente da origem ou classe social. Processo este bastante parecido com a atual história brasileira, que vem resolvendo rapidamente problemas judiciários comuns, como o caso de Paulo e Sônia.
d
a frase de protesto de Sônia contra as injustiças cometidas pelas autoridades judiciárias no Brasil pode ser comparada aos direitos civis e políticos conquistados pelas mulheres durante a Revolução Francesa.
e
comparando atentamente as duas imagens, é possível demonstrar claramente que ser cidadão no Brasil ainda é um grande impasse, enquanto na França, da Revolução Francesa até os dias atuais, isso tem sido um instrumento de garantias civis da aristocracia feudal.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar