“Não será de admirar se o comércio de Paranaguá tomar um grande incremento quando o caminho da Serra [do Mar] se tornar facilmente transitável e a agricultura dos Campos Gerais se desenvolver suficientemente” (SAINT-HILAIRE, Auguste, Viagens a Curitiba e Província de Santa Catarina. Belo Horizonte, 1978, p.100). Considerando o excerto apresentado, assinale a alternativa correta.
O viajante naturalista francês Auguste de Sant-Hilaire escreveu a frase acima, em seus relatos de viagem, quando esteve na região de Paranaguá, em 1978.
Sant-Hilaire fez esta afirmação quando esteve na cidade de Paranaguá e observou a importância do Porto de Paranaguá para o futuro da Província.
A frase indica que, quando o naturalista visitou Paranaguá, o transporte de mercadorias para o Porto era realizado apenas por meio da ferrovia.
No século XIX as atividades exportadoras do Porto de Paranaguá estavam voltadas à economia principal do Estado, a cafeicultura.
A cafeicultura foi a economia responsável pela integração, por via marítima, da economia paranaense às rotas da economia brasileira e mundial.