Não faça xixi na piscina!
Uma em cada cinco pessoas fará o impensável neste verão: urinar na piscina. Este ato resulta na formação de compostos químicos tóxicos, mesmo que em quantidades muito pequenas. Existe a percepção de que fazer xixi na piscina é aceitável devido à presença de cloro; entretanto, a função do cloro na piscina é eliminar bactérias, e não agir de acordo com nossas necessidades corporais. Os compostos clorados presentes na água da piscina reagem prontamente com o ácido úrico presente na urina e no suor. Os compostos resultantes incluem cloreto de cianogênio (CNCℓ) e tricloroamina (NCℓ3), que são potencialmente tóxicos. Um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos EUA revelou que os níveis destes compostos aumentam por um fator de quatro após o uso da piscina. Outros estudos associaram a exposição frequente à tricloroamina e ao cloreto de cianogênio em piscinas – como ocorre com nadadores e salva-vidas – ao aumento no risco de contrair asma e outros problemas respiratórios. Logo, se o fator higiênico já não é suficiente, por favor, não faça xixi na piscina!
Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 27 ago. 2015.
A desinfecção de águas de piscina costuma ser realizada com soluções contendo compostos clorados, como o hipoclorito de sódio. Em água, o íon hipoclorito encontra-se em equilíbrio com o ácido hipocloroso (HCℓO), de acordo com a reação:
CℓO- + H2O ⇌ HCℓO + OH-
Em contato com ácido úrico e outros compostos nitrogenados, o íon hipoclorito e o ácido hipocloroso podem reagir para formar cloroaminas orgânicas e inorgânicas, que são irritantes de mucosas e do trato respiratório e conferem o odor característico associado às piscinas. De maneira simplificada, a reação pode ser descrita por:
NH3 + 3HCℓO → NCℓ3 + 3H2O
Com base nestas informações, é CORRETO afirmar que:
01. a proporção relativa de íons hipoclorito (CℓO-) e ácido hipocloroso (HCℓO) em uma piscina depende do pH da água.
02. se um indivíduo que produz urina ácida optar por urinar na piscina, a proporção relativa de íons CℓO- em relação a HCℓO aumentará no local.
04. na reação que resulta na produção de cloraminas, há conversão de um composto iônico (HCℓO) em um composto covalente (NCℓ3).
08. o ácido úrico, presente na urina e precursor de cloraminas, tem caráter ácido por doar íons OH- ligados ao átomo de carbono na presença de água.
16. a concentração de tricloroamina produzida em uma piscina é influenciada pela quantidade de íons hipoclorito adicionada no tratamento da água.
32. a molécula de tricloroamina é apolar e, portanto, pouco solúvel na água da piscina, que é um solvente polar.
01
07
24
17
19