"Nada pode justificar os atentados, mas temos que entender por que esses franceses se tornaram terroristas, para não deixar outros de nossos filhos caírem nessa barbaridade. Estamos colocando R$ 1,5 trilhão na segurança antiterrorista, que é necessária, mas deveríamos investir também nos guetos, que abrigam quase só imigrantes e filhos de imigrantes nascidos na França. Há guetos com quatro mil apartamentos, onde se vive em condições horríveis. Essas construções foram um erro e temos que assumir isso."
(Revista BRASILEIROS. Uma consulesa além dos brioches. São Paulo: Brasileiros Editora, no 91, fevereiro/2015. p. 3
A entrevista é de uma consulesa da França no Brasil. O tema são os atentados terroristas na França perpetrados por franceses filhos de imigrantes. Sobre esse tema e a inserção dos imigrantes na França é correto dizer que
essa nação, que teve vasta ação colonizadora, se beneficia com a migração de ex-colonizados, os quais são integrados com algum grau de conflito na sociedade francesa, porém conflitos que estão sendo dissipados.
migrações de ex-colonizados para a França geram conflitos porque esses migrantes, assim como seus descendentes não têm direitos de cidadania no país, não são considerados franceses, e nem têm acesso aos serviços públicos.
dificuldades de integração na sociedade francesa, isolamento do conjunto das relações sociais, acirram o estranhamento cultural, os preconceitos de lado a lado e se transformam num contexto cujo maior risco é a desumanização do outro.
trata-se de um caso especificamente francês, pois noutros países europeus, também colonizadores, a inserção de imigrantes de várias partes do mundo se dá em clima de relativa harmonia.