Na reprodução sexuada das plantas, a alternância de geração está presente no ciclo de vida, desde os vegetais mais simples, como as briófitas, até os vegetais mais evoluídos, como as angiospermas. A figura abaixo mostra, através de esquema, esta alternância de geração, com ciclo haplodiplobionte das plantas
Sobre as características da reprodução e do ciclo de vida dos organismos pertencentes ao reino Plantae, considere as afirmativas abaixo.
I. Nas briófitas e pteridófitas, a fase gametofítica é duradoura, e a esporofítica é efêmera e dependente. Nas gimnospermas e angiospermas, ocorre o inverso, e a fase gametofítica é reduzida a estruturas florais.
II. A meiose que produziu o esporo é denominada espórica ou intermediária, por estar situada entre as gerações esporofíticas e gametofíticas.
III. Ao germinar, o esporo diplóide origina um gametófito. Este produzirá gametas masculinos e femininos, denominados, respectivamente, anterozóide e oosfera.
IV. Por mitose, o gametófito produz gametas(n) masculinos e femininos, denominados grãos-de-pólen e ooferas, nas angiospermas.
Assinale a alternativa que reúne as afirmativas CORRETAS.