Na reflexão sobre os elementos da didática em sociologia, destacam-se alguns recursos da disciplina que podem contribuir para sensibilizar os alunos na compreensão do conhecimento sociológico como ciência: o estranhamento, a desnaturalização, a percepção da diversidade dos discursos e a formação do cidadão crítico.
NÓBREGA, J. A. Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no Ensino Médio. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, v. 14, 2015, p. 109. Adaptado.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um recurso metodológico para o ensino de Sociologia.
A desnaturalização é um processo pelo qual o estudante compreende a correspondência existente entre a realidade e as representações que a sociologia produz sobre ela.
O estranhamento é um recurso pelo qual o estudante interpreta fatos cotidianos como objetos da sociologia, ao compreender suas causas, regularidades e como influenciam os indivíduos.
A percepção da diversidade dos discursos é uma estratégia pela qual o estudante identifica e transpõe interpretações do senso comum, substituindo-as pela verdade obtida cientificamente.
O desenvolvimento do pensamento crítico é uma ferramenta pela qual o estudante censura os saberes subjetivos e não formalizados, ressignificando sentidos e projetos de vida em formação.
A formação do cidadão é uma perspectiva pela qual o estudante é habilitado a compreender a historicidade das interpretações e explicações sobre as relações e os fenômenos sociais.