Prefeitura de Louveira 2021

JEAN RACINE (1639-1699)



Jean Racine pode ser considerado um dos principais dramaturgos do século XVII. Durante sua vida, obteve grande êxito com seus dramas e foi bem-sucedido do ponto de vista crítico e financeiro, tornando-se um dos primeiros personagens da literatura francesa a ganhar a vida com seus escritos. Se estilo era marcadamente diferente daquele de seus principais rivais, Molière (1622-1673) e Pierre Corneille (1606-1684), caracterizado por um tom mais rigidamente clássico. A abordagem direta e despojada de Racine agradou ao público e o colocou em vantagem junto à crítica. Ele também era amigo de um dos principais críticos da época, Nicolas BoileauDéspreaux (1636-1711), o que certamente ajudou. Racine foi criado pela avó, Marie de Moulins, e educado no convento de PortRoyal, dirigido por integrantes do polêmico movimento jansenista. Recebeu farta instrução a respeito da literatura e da linguagem da Grécia e Roma clássicas – especialmente em relação à mitologia –, conhecimentos que moldariam posteriormente sua carreira literária. Os mestres o encorajaram a estudar Direito, mas Racine voltou-se para os círculos artísticos e literários de Paris. Começou a escrever poesia e despertou a atenção de Boileau-Déspreaux. O crítico incentivou o jovem escritor a prosseguir seu caminho na literatura. Em seguida, Racine escreveu sua primeira peça, Amasie, que nunca chegou a ser produzida. Pouco depois conheceu Molière. E, 1664, Molière produziu a segunda peça de Racine, a tragédia Tebaida, e, no ano seguinte, seu grupo teatral encenou outra peça de Racine, Alexandre Le Grand, que recebeu a aclamação entusiástica do público. Racine então decidiu abordar um grupo teatral rival, com mais reputação em montagens de tragédias. Alexandre Le Grand teve a carreira interrompida no teatro de Molière, seguida por uma reestreia com a trupe do Hotel de Bourgogne menos de duas semanas após a primeira apresentação. Em outro ato de traição, Racine roubou a principal atriz de Molière, Thérèse du Parc, que foi para a companhia de Bourgogne. É fácil de compreender porque Molière rompeu relações com Racine e porque os dois nunca se reconciliaram. (501 grandes escritores. São Paulo: editor geral Julian Patrick. Sextante, 2009, p. 78).

Na primeira parte do texto, o autor utiliza a palavra “despojado”. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para tal palavra:

a

requintado.

b

sóbrio.

c

limpo.

d

despendido.

e

descontraído.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar