Na passagem para o novo milênio, altera-se o significado da biodiversidade, que passa a ter valor estratégico global. Nas últimas décadas do século XX, a revolução científico-tecnológica na microeletrônica e na comunicação gerou uma nova forma de produção baseada na informação e no conhecimento como as maiores fontes de produtividade. A biodiversidade é revalorizada como informação crucial sobre a vida e a água como possível fonte de energia partindo do hidrogênio. A natureza transforma-se em capital natural.
BECKER, Bertha. Biodiversidade e desenvolvimento da Amazônia Legal: desafios e opções estratégicas. Goiânia. /n: Revista Ateliê Geográfico, v.5, no 2, 2011, p 3 (com adaptações).
Acerca do assunto abordado no texto precedente e dos diversos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.
Apenas a partir da década de 90 do século passado, os recursos naturais da floresta Amazônica, que detém a maior biodiversidade do planeta, passaram a ser explorados, em razão da expansão dos produtos da biotecnologia em escala global nesse período.
O uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia e de sua biodiversidade passa pela criação de usinas hidroelétricas, que garantem, através da formação dos lagos, a conservação da fauna dos rios.
As conferências do clima e do meio ambiente preconizam o mercado de carbono, o que tem resultado na aplicação de pesadas multas aos países que desmatam em larga escala.
Na Amazônia Legal, a biodiversidade é recurso fundamental para a permanência e a existência de grupos sociais como os indígenas, populações ribeirinhas, entre outras populações tradicionais.
A conservação dos recursos naturais e da biodiversidade no Brasil e, em específico, na Amazônia tem sido ampliada na última década, em razão da criação de novas unidades de conservação, reservas indígenas e territórios quilombolas.