Corpo de Bombeiro Militar do Paraná 2023

“Na passagem do idealismo para o materialismo dialético, Ludwig Feuerbach (1804-1872), hegeliano de esquerda, foi uma figura-chave. Feuerbach sustentava que a alienação fundamental tem suas raízes no fenômeno religioso, que cinde a natureza humana, fazendo com que os homens se submetam a forças divinas, as quais, embora criadas por eles próprios, são percebidas como autônomas e superiores. O mundo religioso é concebido por Feuerbach como uma projeção fantástica da mente humana, por isso mesmo alienada. A supressão desse mundo, por meio da crítica religiosa, faria desaparecer a própria alienação, promovendo a liberdade de consciência. Embora inicialmente seduzidos pelas teses de Feuerbach, logo Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) rebateram-nas vigorosamente por considerarem tal crítica religiosa uma simples ‘luta contra frases’. É nesse ponto que a teoria marxista articula a dialética e o materialismo sob uma perspectiva histórica, negando, assim, tanto o idealismo hegeliano quanto o materialismo dos neo-hegelianos”.


QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 27-28.


Considerando o trecho acima sobre a relação de Karl Marx e Friedrich Engels com a obra de Ludwig Feuerbach, é correto afirmar:

a

A teoria social marxista diferia da análise realizada por Feuerbach porque, segundo Marx e Engels, seria possível considerar a religião como um conjunto de crenças passível de coexistência com o materialismo histórico, desde que os fundamentos da economia política não interferissem nas liturgias do catolicismo e do protestantismo.

b

Marx e Engels questionavam o materialismo feuerbachiano, que se limitava a captar o mundo como objeto de contemplação da consciência religiosa, porque para ambos a alienação estava associada às condições materiais de vida e somente a transformação do processo da vida real poderia eliminá-la.

c

A crítica de Marx e Engels à teologia de Feuerbach deu-se, sobretudo, pelo fato de que este último pretendia fazer do cristianismo uma nova filosofia que se opunha aos princípios comunistas, logo, poderia servir aos propósitos de uma existência alienada e fundamentalista.

d

Embora a crítica de Marx e Engels a Feuerbach tenha sido bastante severa, não houve modificações significativas na teoria social marxista, que continuou a figurar apenas como uma crítica à religião e uma subsunção ao comunismo como corrente política contrária à luta de classes.

e

A articulação entre dialética e materialismo histórico deu à teoria feuerbachiana um componente revolucionário que Marx e Engels foram incapazes de formular, seja porque ambos desconsideravam o papel da religião nas sociedades modernas, seja porque eles nunca deixaram de ser neo-hegelianos.

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B
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