Estuda de manhã e cochila de tarde? Cuidado: isso pode afetar seu aprendizado
1 De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aulas matutinas podem
desencadear um processo vicioso entre restrição de sono e hábitos inadequados de cochilo entre os
estudantes, tornando o sono noturno mais superficial e menos restaurador.
2 A pesquisa avaliou os padrões de sono de 1.554 jovens de 14 a 19 anos matriculados no ensino médio em
2019 e verificou que o cochilo diurno é uma prática comum para a maioria deles (58%). Desses, 36%
costumam cochilar de uma a duas vezes por semana e 45% relataram períodos prolongados de soneca.
3 Conforme o estudo aponta, o hábito de dormir menos que o recomendado durante a noite, problema
chamado de restrição crônica de sono, desencadeia em adolescentes costumes inadequados de cochilos,
comportamento comum em jovens nessa faixa etária. Em longo prazo, isso leva a um círculo vicioso que
pode gerar prejuízos relacionados ao aprendizado, à memória e ao desempenho acadêmico.
4 A conclusão do estudo é que aqueles que apresentam esse hábito tendem a dormir mais tarde no período
noturno, por volta das 23h30. Eles também permanecem dormindo por menos tempo, uma média de
sete horas, em comparação aos que não costumam cochilar. O aumento de sonolência diurna e a má
qualidade do sono são outras características reportadas por esses estudantes.
5 A maioria (58%) dos adolescentes que participaram do estudo relatou cochilar durante a semana. Entre
esses, mais de um terço (36%) pratica esse hábito de uma a duas vezes na semana, enquanto 27%
costumam tirar sonecas de três a quatro vezes no período. Os cochilos prolongados prevaleceram, com
45% dos jovens relatando mais de 60 minutos de duração.
6 A quantidade de jovens que não dorme as oito horas recomendadas é maior no grupo que costuma
cochilar durante o dia, 76%, contra 67% dos que não apresentam esse hábito. A sonolência em sala de
aula também foi relatada por um número maior de adolescentes que cochilam, 22%, enquanto apenas
10% dos demais têm esse sintoma.
7 O estudo destaca a importância de discutir o horário de início escolar mais tardio com educadores, pais e
formuladores de políticas públicas, bem como de implementar hábitos saudáveis de sono durante a
adolescência.
Fonte: UFPR
Disponível em: https://canaltech.com.br/comportamento/estuda-de-manha-e-cochila-de-tarde-cuidado-isso-pode-afetar-seu-aprendizado-192332/
Na passagem “A conclusão do estudo é que aqueles que apresentam esse hábito tendem a dormir mais tarde” (4º parágrafo), o termo em destaque pode ser substituído por todas as expressões sem alterar o sentido, exceto por:
Maneira usual.
Prática corriqueira.
Costume.
Rotina.
Desuso.