UEMA 2014

Na obra Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles reescreve de forma poética a história oficial de eventos da Inconfidência Mineira, rebelião ocorrida em Vila Rica, no fim do século XVIII, cenário dos “romances” que compõem a referida obra.

 

Romance LIII ou Das palavras aéreas

Ai, palavras, ai, palavras,

que estranha potência, a vossa!

Ai, palavras, ai, palavras,

sois de vento, ides no vento,

no vento que não retorna.

[...]

Sois de vento, ides no vento,

e quedais, com sorte nova!

[...]

Ai, palavras, ai, palavras,

íeis pela estrada afora,

erguendo asas muito incertas,

entre verdade e galhofa,

desejos do tempo inquieto,

promessas que o mundo sopra...

Ai, palavras, ai, palavras,

mirai-vos: que sois, agora?

[...]

Perdão podíeis ter sido!

— sois madeira que se corta,

— sois vinte degraus de escada,

— sois um pedaço de corda...

— sois povo pelas janelas,

cortejo, bandeiras, tropa...

Ai, palavras, ai, palavras,

que estranha potência, a vossa!

Éreis um sopro na aragem...

— sois um homem que se enforca!

Fonte: MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. São Paulo: Global, 2012.

Com base na leitura dos versos, em que se veem relações entre memória, história e literatura, pode-se fazer o seguinte comentário sobre a linguagem do fazer poético:

a

A caracterização da natureza pelo eu lírico sugere ideais de uma vida em harmonia, distante de conflitos, o que demonstra uma influência da poesia árcade.

b

A concisão, a forma de elocução nos versos e o estado contemplativo do eu poético demonstram a intenção de destacar sutilezas políticas, à época da rebelião mineira .

c

A emoção do eu poético parte da observação do real, por meio de lembranças de outras épocas, para construir um texto fluido, com imagens criadas por componentes expressivos da linguagem.

d

A preocupação em estruturar versos com rimas preciosas e o cuidado em selecionar vocábulos raros revelam o propósito de aprimorar a linguagem, para resgatar a beleza de fatos históricos.

e

A construção poética exemplifica marcantes características da segunda geração do Romantismo: adjetivação exagerada e sentimentalismo profundo, ao evocar fatos da rebelião mineira.

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C
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