Na obra “Educação Escolar: políticas, estrutura e organização”, Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), destacam que as concepções de organização e gestão escolar possibilitam a análise da estrutura e da dinâmica organizativas de uma escola. Segundo os autores, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Com base nesse pressuposto, assinale a correta definição da concepção de organização e gestão escolar apresentada:
A concepção técnico-científica considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas. Vê as práticas organizativas como uma construção social baseada nas experiências subjetivas e nas interações sociais.
A concepção interpretativa apresenta uma visão burocrática e tecnicista de escola. A organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.
A concepção autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Tende a utilizar o exercício de autoridade e as formas mais sistematizadas de organização e gestão.
A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos e defende uma forma coletiva de tomada de decisões.