Na manhã de 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos atacaram a cidade de Hiroshima, no Japão, com uma bomba atômica que matou, instantaneamente, cerca de 60 mil pessoas. Após a explosão, a região atingida foi tomada por um incêndio, enquanto, formada por uma nuvem de poeira radioativa, uma chuva ácida contaminou rios, plantações, poços de água e o solo de Hiroshima. Nos sobreviventes, a contaminação causou perda de cabelo, falência de órgãos, colapso do sistema imunológico e desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.
Sobre o ataque estadunidense à cidade de Hiroshima, é correto afirmar que
estabeleceu uma nova ordem mundial, na qual o Japão ocupou o centro como potência hegemônica militar e econômica.
ocorreu no momento em que a Guerra Fria atingiu o ápice da tensão, como resposta dos Estados Unidos à expansão da União Soviética na região dos Sudetos.
criou as condições políticas para a implementação de um novo acordo entre as potências asiáticas, no qual a Coreia do Norte desempenhou o papel de mediadora.
foi um dos últimos eventos da Segunda Guerra Mundial e ocorreu quando a guerra já havia acabado no continente europeu, com a rendição da Itália e a morte de Hitler.
marcou o início da intervenção militar europeia na Ásia e na África, caracterizada pela adoção de medidas econômicas protecionistas e pela exploração de metais preciosos.