a) a Lei n.º 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função da sua comunicação, possuidores de uma cultura diferenciada; reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão, da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados;
b) o bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na ultilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive.
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação incluem-se as de
I. disponibilizar materiais e promover atividades em LIBRAS para alunos não surdos.
II. convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da línga falada pela maioria dos alunos da escola.
III. envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV. providenciar a tranferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola espcializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em
I e III.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III, IV.