Na figura abaixo, observa-se a representação de espelhos esféricos, que podem ser definidos como uma superfície lisa, de forma esférica, que reflete especularmente a luz. Se a luz estiver se refletindo na superfície interna, trata-se de um espelho côncavo, e se a reflexão acontecer na superfície externa, trata-se de um espelho convexo. Com relação a espelhos esféricos, analise as afirmações a seguir:
Espelhos esféricos
I. Um objeto real é colocado entre o foco e o vértice de um espelho côncavo. Nesta situação, podemos afirmar que a imagem será virtual, direita e maior que o objeto.
II. Exemplos de espelhos convexos são aqueles colocados nos cantos superiores das lojas, para aumentar o campo visual de observação das mesmas. Para esses espelhos, as imagens formadas são sempre menores que o objeto real.
III. Podemos sempre projetar a imagem de um objeto real em uma tela, colocando este objeto a qualquer distância diante de um espelho côncavo.
IV. Com relação a espelhos convexos, existe uma distância específica para a qual não é formada nenhuma imagem (imagem imprópria) de um objeto real.
Estão corretas:
apenas I e II.
apenas III e IV.
apenas I, II e IV.
apenas I, II e III.
I, II, III e IV.