Na fase de crise do Antigo Regime, três aconte-cimentos assinalam as transformações por que vinha passando o mundo ocidental: a Independência das co-lônias inglesas na América do Norte (1776), a Revolu-ção Francesa (1789) e, como parte das transformações econômicas, a Revolução Industrial, iniciada na Inglater-ra (1750).
A respeito desses três fatos citados e das transformações deles decorrentes, assinale a alternativa correta.
As 13 colônias inglesas na América do Norte são apontadas como exemplo de colônias de povoamento e não apresentam características de colonização de exploração voltadas para atender os mercados metropolitanos.
Após a sua emancipação política, o território norte-americano não conseguiu libertar-se da dependência econômica externa, apesar da abolição dos escravos logo após a emancipação política ter reduzido esse problema, ao forçar a entrada da mão de obra imigrante e assalariada no país.
A Revolução Francesa, apesar de ter uma participação efetiva das camadas populares na derrubada do poder absoluto dos reis da dinastia Bourbon, deve ser analisada a partir da ótica burguesa, uma vez que foi essa camada social a mais beneficiada no movimento revolucionário.
A Inglaterra, preocupada com sua Revolução Industrial, não demonstrou nenhuma preocupação com os acontecimentos franceses, uma vez que esses fatos pouco influenciavam a sua relação com o mercado externo.
A introdução do motor de combustão interna deu início à Revolução Industrial na Inglaterra. Foi a partir deste fato que a mão de obra tornou-se assalariada e o modo de produção capitalista consolidou-se.