IME 2020

Na experiência de Thomas Young, também conhecida como experiência da fenda dupla, uma luz é difratada por uma fenda F0 no anteparo A1. Em seguida, o feixe de ondas difratado é novamente difratado por outras duas fendas, F1 e F2 no anteparo A2, formando no anteparo A3 um padrão de interferência constituído por franjas claras (interferência construtiva), alternadas por franjas escuras (interferência destrutiva), conforme mostra a figura. A distância y que separa as franjas (claras ou escuras) do ponto central O, vistas sobre o anteparo A3, pode ser definida em função da distância D entre os anteparos A2 e A3, e da distancia d entre as fendas F1 e F2. Essa distância é dada pela equação:

\(y=\frac{n}{2d}Dv^xf^z,\)

em que: n é o número de ordem da interferência; e f é a frequência da luz que se propaga com velocidade v nos percursos ópticos a e b.

Para que a equação seja dimensionalmente correta e para que os raios que partem de F1 e F2 atinjam o ponto P, os valores de n, x e z são, respectivamente:

a

1, 1 e -1

b

1, 1 e 1

c

2, -1 e -1

d

3, 1 e 1

e

3, 1 e -1

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E

Resolução

1. Análise dimensional da equação

A distância y deve ter dimensão de comprimento \([L]\).

Equação apresentada:
\[y = \frac{n}{2d}\,D\,v^{x}f^{z}.\]

  • \(n\) é adimensional.
  • \(D\) e \(d\) têm dimensão \([L]\).
  • Velocidade: \(v\) → \([L\,T^{-1}]\).
  • Frequência: \(f\) → \([T^{-1}]\).

Dimensão do segundo membro:

\[\bigl([L] \bigr)\;[L]^{x}\,[T^{-1}]^{x}\,[T^{-1}]^{z}= [L]^{1+x}\,[T]^{-(x+z)}.\]

Para que resulte em \([L]\):

  • Expoente de \([L]\): \(1+x = 1 \Rightarrow x = 1\).
  • Expoente de \([T]\): \(-(x+z)=0 \Rightarrow x+z=0 \Rightarrow z=-1\).

Logo x = 1 e z = -1.

2. Relação geométrica para que os raios atinjam P

Nos limites de ângulos pequenos, o desvio angular dos raios que partem das fendas até o ponto P vale \(\theta\approx y/D\). A diferença de caminho óptico é

\[\Delta = d\sin\theta \approx d\,\frac{y}{D}.\]

Para que os dois feixes interfiram numa franja de ordem \(n\) (definida em meios ciclos), impõe‑se

\[\Delta = \frac{n\lambda}{2}.\]

Substituindo \(\lambda=v/f\) e isolando \(y\):

\[y = \frac{n}{2d}D\frac{v}{f}.\]

Este resultado reproduz exatamente a expressão do enunciado quando \(x=1\) e \(z=-1\). A figura mostra P situado na segunda franja escura acima do centro (contando O → claro, depois escuro, claro, escuro). Para uma franja escura é necessário \(n\) ímpar; contando na figura vê-se que ela corresponde a \(n=3\).

3. Conclusão

Os valores corretos são
n = 3, x = 1, z = −1.

Dicas

expand_more
Comece checando unidades: y e D são comprimentos, logo a combinação v^x f^z precisa resultar em comprimento.
Lembre que \(\lambda=v/f\).
Compare a expressão obtida com a fórmula usual y = m λ D / d para descobrir que n deve ser ímpar no ponto P ilustrado.

Erros Comuns

expand_more
Esquecer que velocidade e frequência aparecem para formar o comprimento de onda (v/f).
Tomar n como sendo sempre 1 (primeira franja) sem observar que a figura indica a segunda escura.
Confundir ordem de interferência (n em meios comprimentos) com o índice m usado para máximos (em comprimentos inteiros).
Revisão

Principais conceitos

  • Experiência de Young: duas fendas iluminadas dão origem a dois feixes coerentes que interferem num anteparo distante.
  • Diferença de caminho óptico: \(\Delta = d\sin\theta\). Para pequenos ângulos, \(\sin\theta \approx y/D\).
  • Condições de interferência
    Constructiva: \(\Delta = m\lambda\).
    Destrutiva: \(\Delta = (m+1/2)\lambda\).
    Em termos do número inteiro \(n\) (meios comprimentos de onda): \(\Delta = n\lambda/2\).
  • Relação entre frequência, velocidade e comprimento de onda: \(\lambda = v/f\).
  • Análise dimensional: as unidades de ambos os lados de uma equação física devem coincidir.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar