UnB 2019

    Na década de 60 do século XX, para combater os mosquitos que transmitiam a malária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aplicou, por via aérea, nuvens de DDT em extensas áreas da Ilha de Bornéu, localizada no Oceano Pacífico. Inicialmente, os transmissores foram combatidos e houve grande redução no número de casos de malária. Algum tempo depois, entretanto, constataram-se dois grandes problemas relacionados com a aplicação do DDT na ilha: houve um surto de ratos, e as casas dos nativos, que eram construídas com palha de coqueiro, começaram a cair.

    O inseticida, além de matar os mosquitos, também afetava outros insetos, como abelhas, besouros e baratas. Os que não chegavam a morrer eram contaminados pelo DDT e ficavam com menor possibilidade de fugir de seus predadores: os lagartos. Ao ingerir suas presas, os lagartos ficavam contaminados, pois o DDT acumula-se nos tecidos, sendo conduzido ao longo das cadeias alimentares. Os lagartos, então, ficavam mais lentos, tornando-se presas fáceis dos gatos, seus predadores, os quais, por sua vez, ao ingerir os lagartos contaminados, acabavam morrendo. Com a morte dos gatos, a população de ratos começou a aumentar, tornando-se uma praga na ilha, o que fez a OMS introduzir gatos de outros locais para o controle dos ratos.

    Ao mesmo tempo, com a redução do número de lagartos, começou a haver a proliferação de outro inseto que era por ele comido: uma espécie de barata que se alimenta principalmente de palha de coqueiro. As casas dos nativos, construídas com essa palha, começaram a cair, pois as baratas proliferaram excessivamente sem o seu predador. Para resolver esse problema, a OMS precisou levar para a Ilha de Bornéu um tipo de lagarto que controlasse a população desses insetos.

Sônia Lopes e Sergio Rosso. Biologia. v. 1, 3.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 112 (com adaptações).

 

No que se refere ao texto precedente e a diversos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item.

As fêmeas transgênicas do Aedes aegypti são caracterizadas pelo desenvolvimento hemimetabólico, podendo, por isso, ser utilizadas como medida profilática para o combate do mosquito vetor do vírus da febre amarela, da dengue, da zika e da chikungunya.

a

Certo

b

Errado

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar