UNESP 2018/2

Na década de 1960, Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova regionalização do espaço brasileiro, estabelecendo três grandes regiões – Centro-Sul, Nordeste e Amazônia – segundo critérios relacionados

a

aos limites estaduais e às características morfoclimáticas.

b

à formação socioespacial e aos limites estaduais.

c

às características morfoclimáticas e aos aspectos socioeconômicos.

d

aos aspectos socioeconômicos e às heranças do passado.

e

às características naturais e à formação socioespacial.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E

Resolução

A regionalização do espaço brasileiro proposta por Pedro Pinchas Geiger na década de 1960 foi baseada em critérios que consideravam tanto as características naturais quanto a formação socioespacial das regiões. Isso significa que ele levou em conta não apenas os aspectos físicos, como clima e relevo, mas também a maneira como a sociedade se organizou e se desenvolveu nessas regiões ao longo do tempo.

Dicas

expand_more

Pense sobre o que significa 'formação socioespacial' e 'características naturais'.

Considere que a regionalização de Geiger foi uma proposta inovadora para a época.

Lembre-se de que a regionalização pode ser baseada em uma variedade de critérios.

Erros Comuns

expand_more

Confundir os critérios de regionalização de Geiger com os de outras propostas de regionalização.

Esquecer que a regionalização pode ser baseada em uma variedade de critérios, não apenas em aspectos físicos ou políticos.

Revisão

A regionalização é um processo de divisão de um espaço geográfico em regiões, com base em critérios específicos. No caso da regionalização proposta por Geiger, os critérios utilizados foram as características naturais (como clima e relevo) e a formação socioespacial (como a organização e o desenvolvimento da sociedade).

Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar