ENEM 2014

Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na Charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e charge, ao explorar

a

uma referência ao contexto, "trânsito no feriadão", esclarecendo-se o referente tanto ao texto de Iotti quanto da obra de Picasso.

b

uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal "é", evidenciando-se atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.

c

um termo pejorativo, "trânsito", reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente, tanto em Guernica quanto na charge.

d

uma referência temporal, "sempre", referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica, quanto na charge.

e

uma expressão polissêmica, "quadro dramático", remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto de transito brasileiro.

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Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para identificar como a linguagem verbal presente na charge de Iotti estabelece um diálogo com a obra Guernica de Picasso, mencionada como intertexto.

  1. Análise da Imagem e do Texto de Apoio: A charge de Iotti recria visualmente a composição caótica e as figuras estilizadas de Guernica. O texto de apoio informa que Guernica retrata os horrores de um bombardeio e que Iotti introduz a figura de um carro, situando a charge no período de carnaval. O elemento verbal é a fala no balão: "O TRÂNSITO NO FERIADÃO É SEMPRE UM QUADRO DRAMÁTICO!".
  2. Identificação do Intertexto: O texto de apoio já estabelece a relação intertextual entre a charge e a pintura Guernica. A charge usa a estrutura visual e o estilo de Picasso para comentar um problema contemporâneo brasileiro: o caos no trânsito durante feriados prolongados.
  3. Foco na Linguagem Verbal: A questão direciona a análise para a frase no balão. Precisamos entender como essa frase conecta a cena do trânsito (tema da charge) com a obra de Picasso (o intertexto).
  4. Análise da Expressão-Chave: A expressão crucial é "quadro dramático".
    • "Quadro": Esta palavra é polissêmica aqui. Pode significar:
      1. Uma pintura, uma obra de arte (referindo-se diretamente ao painel/quadro Guernica de Picasso).
      2. Uma cena, uma situação, um panorama (referindo-se à situação caótica do trânsito no feriadão).
    • "Dramático": Refere-se a algo intenso, trágico, chocante, comovente. Aplica-se tanto ao horror da guerra retratado por Picasso quanto ao caos e estresse (e potenciais acidentes) do trânsito descrito por Iotti.
  5. Estabelecimento do Diálogo: Ao usar a expressão polissêmica "quadro dramático", Iotti cria uma ponte entre os dois contextos. A frase descreve a cena do trânsito, mas, ao mesmo tempo, evoca a pintura de Picasso ("quadro") e a intensidade de seu tema ("dramático"). Essa ambiguidade intencional é o que estabelece o diálogo entre as duas obras, comparando, de forma hiperbólica e crítica, o drama do trânsito ao drama da guerra.
  6. Avaliação das Alternativas: A alternativa que captura essa duplicidade de sentido da expressão "quadro dramático" é a correta. A alternativa E aponta exatamente para a polissemia da expressão, ligando a obra pictórica (Picasso) ao contexto do trânsito (Iotti).

Portanto, a linguagem verbal, através da expressão polissêmica "quadro dramático", é o elemento que articula a relação intertextual, conectando a crítica social da charge ao referente artístico de Guernica.

Dicas

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A questão pede para analisar como a LINGUAGEM VERBAL (o texto no balão) conecta a charge à obra de Picasso.
Qual expressão no balão de fala pode se referir tanto a uma pintura quanto a uma situação?
Pense nos diferentes significados que a palavra "quadro" pode ter neste contexto.

Erros Comuns

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Focar excessivamente na referência visual a Guernica e negligenciar a análise específica da linguagem verbal solicitada no enunciado.
Não perceber a polissemia (duplo sentido) da palavra "quadro" na expressão "quadro dramático".
Interpretar a conexão de forma superficial, focando em palavras isoladas como "trânsito", "sempre" ou "é", sem analisar a expressão completa que estabelece o diálogo.
Confundir o tema da charge (trânsito) com o mecanismo que a conecta à obra de Picasso (a linguagem verbal polissêmica).
Revisão
  • Intertextualidade: É a relação estabelecida entre dois ou mais textos, sejam eles verbais, visuais ou de outra natureza. Um texto pode dialogar, referenciar, parodiar ou citar outro texto preexistente. Na questão, a charge de Iotti dialoga com a pintura Guernica de Picasso.
  • Polissemia: É a propriedade que uma palavra ou expressão tem de apresentar múltiplos significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Na charge, a expressão "quadro dramático" é polissêmica.
  • Charge: Gênero textual que combina linguagem verbal e visual, geralmente com humor e crítica, para comentar acontecimentos atuais ou situações sociais e políticas. Frequentemente utiliza a intertextualidade e a caricatura.
  • Guernica (Picasso): Famoso painel pintado por Pablo Picasso em 1937, retratando o bombardeio da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. É um símbolo do horror, da violência e do sofrimento causados pela guerra.
42%
Taxa de acerto
9.8
Média de pontos TRI
Habilidade

Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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