Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na Charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e charge, ao explorar
uma referência ao contexto, "trânsito no feriadão", esclarecendo-se o referente tanto ao texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal "é", evidenciando-se atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
um termo pejorativo, "trânsito", reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente, tanto em Guernica quanto na charge.
uma referência temporal, "sempre", referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica, quanto na charge.
uma expressão polissêmica, "quadro dramático", remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto de transito brasileiro.
A questão pede para identificar como a linguagem verbal presente na charge de Iotti estabelece um diálogo com a obra Guernica de Picasso, mencionada como intertexto.
Portanto, a linguagem verbal, através da expressão polissêmica "quadro dramático", é o elemento que articula a relação intertextual, conectando a crítica social da charge ao referente artístico de Guernica.
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