Na atualidade, os raios gama têm amplo uso. Na área da medicina, podem matar e tratar certos tipos de cânceres e tumores e detectar anormalidades cerebrais e cardiovasculares, embora altos níveis de raios gama possam produzir ionização perigosa do tecido e causar câncer. São usados ainda para esterilizar equipamentos médicos. Na indústria, os raios gama podem ser usados para examinar fundições metálicas ou soldas em tubulações de petróleo em busca de pontos fracos; são ainda utilizados na conservação dos alimentos, pois matam bactérias, leveduras e insetos que podem prejudicar a qualidade dos alimentos e reduzir a sua vida útil.
(Disponível : http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=9. Adaptado.)
O uso dos raios gama na medicina e na indústria pode ser explicado por algumas de suas propriedades, entre as quais a seguinte:
A alta carga elétrica dos raios gama facilita sua interação com as células cancerígenas, ocasionando sua destruição.
O alto poder de penetração dos raios gama permite que entrem em contato com os alimentos, destruindo eventuais contaminantes.
O fato de que sejam emissões com massa maior que a das células cancerígenas, contribui para que estas sejam destruídas no tratamento.
O alto poder de penetração da radiação gama faz com que ela possa atingir tecidos mais internos no organismo.
A baixa energia da radiação gama destrói os microrganismos que eventualmente contaminam os equipamentos cirúrgicos.