Na América de colonização espanhola, no início do século XIX, ocorreram mudanças significativas que culminaram no surgimento de novos Estados independentes. Assinale a alternativa que está de acordo com o contexto supracitado.
A notícia da captura de Fernando VII criou uma situação inesperada para os criollos: o rei legítimo estava prisioneiro e um francês ocupava o trono espanhol, por isso as questões da legitimidade do poder constituído e da fidelidade ao rei estavam postas em discussão.
Uma Junta Suprema Central foi organizada em Sevilla para assegurar uma transição amistosa de poder para José Bonaparte e defender a soberania francesa.
As cortes constituintes foram convocadas na Espanha com a finalidade de escrever a primeira constituição espanhola e contaram com a participação exclusiva de metropolitanos que mantiveram a extensão do poder da monarquia e concederam maiores liberdades às colônias.
A agitação política se espalhou pela América espanhola, onde, desde 1808, começaram a se formar Juntas de governo organizadas pelos cabildos municipais, nas quais se reuniam representantes de chapetones, criollos, escravos e indígenas.
O acontecimento político da prisão do rei da Espanha e suas repercussões são suficientes para explicar os movimentos de independência da América espanhola, no início do século XIX.