Na abertura da Copa do mundo de futebol em 2014 no Brasil, um cientista brasileiro e sua equipe tem esperança de proporcionar ao mundo uma cena que, mais que inusitada, poderá representar um marco na história da neurofisiologia e um avanço científico digno de um premio Nobel: uma criança paraplégica deverá entrar no estádio andando e será convidada a dar o ponta pé inicial na competição. Surreal? Não para a equipe do Dr. Miguel Nicolelis, professor de neurociências na Escola de Medicina da Universidade de Duke, USA. A realização desse sonho envolve robótica e a manipulação das ondas cerebrais. O conhecimento da anatomia do sistema nervoso central é fundamental nesse aspecto. Sendo assim, analise a figura a seguir:
A sequência que relaciona corretamente os termos é:
1-bulbo; 2-hipotálamo; 3-medula espinhal; 4-tálamo; 5-cerebelo; 6-ponte; 7-mesencéfalo; 8-hipocampo; 9-amígdala; 10-cérebro.
1-tálamo; 2-hipotálamo; 3-medula espinhal; 4-bulbo; 5-cérebro; 6-ponte; 7-mesencéfalo; 8-hipocampo; 9-amígdala; 10-cerebelo.
1-tálamo; 2-hipotálamo; 3-medula espinhal; 4-bulbo; 5-cerebelo; 6-ponte; 7-mesencéfalo; 8-hipocampo; 9-amígdala; 10-cérebro.
1-hipotálamo; 2-tálamo; 3-bulbo; 4-medula espinhal; 5-cérebro; 6-mesencéfalo; 7-ponte; 8-amígdala; 9-hipocampo; 10-cerebelo.
1-bulbo; 2-tálamo; 3-hipotálamo; 4-medula espinhal; 5-cérebro; 6-cerebelo; 7-ponte; 8-amígdala; 9-hipocampo; 10-mesencéfalo.
Para resolver a questão era necessário reconhecer, em um corte sagital do encéfalo humano, as principais estruturas do sistema nervoso central e associá-las aos números indicados na figura.
A alternativa que apresenta exatamente essa sequência é a alternativa C.
Estruturas principais do encéfalo